Na 13.ª Conferência de Gestão de Frotas – Estoril, a EVIO vai desafiar as empresas a olharem para o carregamento elétrico sob uma nova perspetiva: a do condutor enquanto agente determinante na eficiência e no custo real da mobilidade elétrica.
Sob o mote “Do custo invisível ao carregamento inteligente”, a EVIO vai apresentar aos participantes do evento indicadores de ineficiência e sobrecusto associados ao comportamento dos condutores durante o carregamento de veículos elétricos — “um fator frequentemente negligenciado, mas com impacto direto nos custos operacionais das frotas”, esclarece a empresa.
Com base nestes indicadores, a EVIO criou uma escala qualitativa de eficiência, permitindo às empresas classificar as sessões, e agir de forma direcionada sobre condutores e hábitos específicos. O resultado é uma ferramenta de gestão que transforma dados de carregamento em informação acionável para reduzir custos.
A grande novidade será a integração da aplicação EVIO com Apple CarPlay e Android Auto, que, segundo a EVIO, “coloca o condutor no centro da decisão inteligente”. A partir de agora, e diretamente no ecrã do veículo, os utilizadores da app EVIO terão acesso a:
- Tarifário atualizado dos postos;
- Localização e disponibilidade em mapa;
- Funcionalidade “Top10”, que recomenda, em tempo real, os postos com a melhor relação custo-benefício.
De acordo com Carlos Almeida, CEO da EVIO, “o verdadeiro carregamento inteligente começa quando o condutor tem informação em tempo real e consciência do impacto das suas ações no custo total da operação. É esse o novo papel do condutor elétrico”.
Sobre a sua apresentação, a EVIO diz: “a apresentação da EVIO reforça a ideia de que a transição energética nas frotas não se faz apenas com veículos e infraestrutura — mas com dados, tecnologia e comportamento humano. O futuro da mobilidade elétrica passa por integrar o condutor na equação da eficiência”.


