Em 2024, a Kia vendeu quase 1.000 automóveis 100% elétricos (980, número exato) e durante os primeiros nove meses de 2025 foi a nona marca mais vendida no mercado dos veículos elétricos. Para estes números em muito contribuiu o EV3, responsável por cerca de 100 matrículas mensais no acumulado deste ano.
Com a chegada do EV4, a Kia afirma-se como um importante player de mobilidade elétrica. A sua estratégia passa invariavelmente por este tipo de energia: em 2022 vendia apenas dois modelos 100% elétricos e agora, no decorrer dos próximos seis meses, prepara-se para incluir na sua gama nove modelos movidos exclusivamente a bateria. Também o posicionamento deste modelo revela que a Kia tem a lição bem estudada, uma vez que se insere no segmento C e vai permitir à marca cobrir completamente os segmentos B e C – para tal vão contribuir também o ainda não revelado EV2, no segmento B, e o já revelado EV5, no segmento C-SUV.
Razões de sobra, por isso, para as enormes expectativas que a maca deposita no EV4. Não só pelos números e características que apresenta, principalmente na versão hatchback de bateria de maior capacidade aqui ensaiada, mas também pela concorrência que vai enfrentar, da qual fazem parte quatro propostas do grupo Stellantis (DS Nº4 E-Tense, Opel Astra Electric, Peugeot E-308 e Citroën ë-C4), duas propostas do grupo VW (VW ID.3 e CUPRA Born), e duas propostas vindas do oriente (MG4 e BYD Dolphin).

Um automóvel polarizador
Sem dúvida progressista e polarizador no design que apresenta, é seguro afirmar que o EV4 tem uma abordagem mais disruptiva face ao tradicionalmente apresentado no segmento. É oferecido em duas versões de produção – a dois volumes e meio, ensaiada pela FLEET MAGAZINE, orientada para o cliente europeu e que pode ser configurada com dois packs de baterias (58,3 kWh para uma autonomia de 440 km e 81,4 kWh para uma autonomia de 594 km) e a Fastback, que vai concentrar um volume mais pequeno dentro da gama e será apenas comercializada com bateria de 81,4 kWh e na versão de equipamento de topo GT-Line, com um preço para empresas de 38.205 euros (+ IVA).

Mas centradas as atenções neste EV4 hatchback, saltam à vista alguns pormenores que merecem atenção. Por exemplo, o EV4 partilha com o EV3 a plataforma E-GMP com arquitetura de 400V e possui uma distância de entre eixos de 2,82 metros (ao nível da observada no SUV Sorento), que produz significativos efeitos no habitáculo: sentado na segunda fila de bancos, um adulto com 1,85 metros de altura tem espaço suficiente para as pernas sem comprometer o conforto e a boa quota de habitabilidade interior. Também ainda no que respeita a espaço a bordo, o EV4 oferece 435 litros de capacidade de bagageira, compartimento que pode facilmente ser acedido pela ampla abertura da porta traseira e que pode ser aumentado para 1.415 litros se rebatidos os bancos traseiros.
Condução envolvente. E eficiente
É talvez o grande trunfo deste C-hatch. Munido de um motor elétrico ultracompetente com 204 cv de potência, o EV4 enfrenta qualquer que seja o piso com a mesma nota de conforto: sereno, estável e extremamente bem insonorizado. Os designers e engenheiros da Kia terão ‘perdido’ muitas horas para tornar este automóvel o mais eficiente possível. As entradas de ar ativas e o fundo do automóvel praticamente todo coberto (82% da área) são alguns dos elementos que lhe conferem um coeficiente aerodinâmico de 0,27 Cd, num design claramente pensado no conforto e na eficiência – eficiência essa notada ao longo dos cerca de 300 km de ensaio, onde o EV4 registou consumos na ordem dos 14,6 kWh/100 km e ainda nos propunha mais 268 km de condução antes de ir à tomada.
A bordo da simplicidade
Ao volante salta à vista a predominantemente filosofia minimalista, já muito adotada por diversas propostas automóveis. Ao longo do cockpit o condutor tem acesso a um painel digital que integra três ecrãs, perfazendo uma área total de visualização de 30 polegadas, prosseguindo a tradição iniciada pelos modelos EV9 e EV3, porém sem esquecer os botões físicos de controlo do ar-condicionado, de extrema utilidade para não se perder muito tempo a ajustar a velocidade da ventoinha ou o índice de temperatura a bordo nos ecrãs digitais.
Impressões
Embora o EV6 tenha sido um automóvel extremamente bem conseguido – recorde-se que o modelo foi Carro de Empresa VLP na edição 2022 dos Prémios Fleet Magazine, agora denominados Fleet Awards Portugal –, o EV4 assume-se como um modelo com um carácter ainda mais orientado para o condutor profissional: tem um custo de aquisição inferior e é uma proposta adequada e competitiva, com um elevado grau de eficiência e um rolamento muito confortável e silencioso, algo que só um elétrico de elevada qualidade pode apresentar.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Kia EV4 Tech
| Custo de aquisição | 34.139 euros + IVA |
| Renda 36 meses | 766 euros + IVA |
| Renda 48 meses | 706 euros + IVA |
| Motor elétrico | 204 cv |
| Binário máximo | 283 Nm |
| Consumo combinado | 16,4 kWh/100 km |
| Bateria | 81,4 kWh (úteis) |
| Autonomia | 594 km (combinada) |
| Carga máxima AC | 11 kW |
| Carga máxima CC | 128 kW |
| *Valores Ayvens. Quilometragem técnica máxima: 200.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição | |



























