Parte de um competitivo – porém quase extinto – segmento, o Mazda3 Sedan continua a traçar o caminho da sobriedade e do prazer de condução. Tudo isto aliado a consumos notáveis para um automóvel que debita quase 200 cv de potência

Exclusivo na gama 3, o 2.0 e-Skyactiv X de 186 cv é o grande aliado deste sedan: um bloco motriz que integra uma tecnologia [exclusiva da Mazda] denominada SPCCI (Spark Controlled Compression Ignition, ou Compressão Controlada por Faísca). Simplificando: este motor e-Skyactiv X combina as vantagens de um motor diesel de ignição por compressão (por exemplo, a resposta inicial superior e a eficiência de combustível) com as vantagens de um motor a gasolina de ignição por faísca, que responde melhor a altas rotações e, consequentemente, polui menos.

O fabricante diz que esta é a combinação do melhor de dois mundos, e ao volante sente-se isso mesmo. E não é apenas na componente mecânica. O Mazda3 proporciona a condução de um tradicional e clássico sedan, onde o conforto e o luxo são notórios, com materiais de excelente acabamento e agradável sensação ao toque.

Agradável é também a experiência a bordo, com a insonorização do habitáculo aprimorada de forma exemplar, criando assim um ambiente bastante agradável para todos os ocupantes, mesmo em circulação em auto-estrada. A completar este conjunto, e já no capítulo do comportamento, refira-se ainda a direção, que oferece respostas rápidas, precisas e seguras, reforçando por isso a apetência dinâmica que caracteriza o Mazda3.

Ainda em estrada, e olhando para o seu desempenho, revela um equilíbrio e consistências dignos de nota, com a suspensão dianteira a gerir com particular eficácia tanto irregularidades como solicitações em curvas mais exigentes, garantindo a estabilidade e conforto necessários.

Complementando este conjunto, o meticulosamente projetado layout dos altifalantes oferece uma experiência de áudio imersiva, seja qual for o sistema preferido pelo cliente, que pode optar pelo sistema Mazda Harmonic Acoustics de três vias ou pelo sistema Bose de 12 altifalantes.

Impressões

O Mazda3 Sedan joga numa liga bastante competitiva e, face a rivais que apostam muitas vezes em linhas arrojadas e interiores repletos de tecnologia vistosa, mantém-se fiel à sua fórmula sóbria e tradicional. É aí, porém, que reside um dos seus maiores e mais convincentes trunfos: o de oferecer uma proposta de qualidade, pensada ao detalhe e com atenção a pormenores que o verdadeiro amante de automóveis ainda aprecia (por exemplo, os comandos físicos de controlo de climatização do habitáculo de simples e fácil operação). A isso acresce o facto de fazer a tecnologia brilhar, com o motor e-Skyactiv X de 186 cv a não ser apenas “um motor muito potente e mais evoluído”, mas a proporcionar-lhe consumos dignos de registo: 6,3 l/100 km.

E ainda que o potencial e a novidade tecnológica se concentrem todos sobre o novo bloco e-Skyactiv X, há a considerar a carga fiscal elevada a que este veículo se encontra sujeito – apenas em IVA e ISV, a versão ensaiada paga qualquer coisa como 12.869 euros.

mazda3

Custo de aquisição, valores de renting e características do Mazda3 Sedan e-Skyactiv X Takumi

Custo de aquisição43.742 euros
Renda 36 meses1.133 euros
Renda 48 meses1.011 euros
Motor a gasolina186 cv às 6.000 rpm
Binário240 Nm às 4.000 rpm
Consumo6,1 l/100 km
Emissões CO2135 g/km
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição