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Volkswagen T-Roc muda por completo. Descubra as principais novidades

A decisão de mudar por completo o T-Roc não foi tomada de ânimo leve. E não, não foi preciso esperar algum tempo para perceber se esta foi uma manobra acertada. Reformular o T-Roc era imperativo e o fabricante parece ter acertado em cheio. Depois de algumas horas de condução, a FLEET MAGAZINE pode afirmar que o T-Roc está mais robusto, mais evoluído, mais eficiente e equipa um motor que, já noutros modelos do grupo, continua a provar ser o garante de uma nova era de hibridização muito bem conseguida

22 de Novembro de 2025

Antes do novo T-Roc, um pouco de história e alguns números:

  • O Volkswagen T-Roc é produzido na fábrica da Autoeuropa, em Palmela. Os quase 5.000 colaboradores (4.842 à data) daquela unidade fabril produzem ali a anterior (ainda saem da linha de montagem) e a nova geração do T-Roc, peças prensadas para vários modelos do Grupo e também ferramentas;
  • Em 2024 foram produzidos 236.100 T-Roc na Autoeuropa, a um ritmo de 1.000 unidades/dia;
  • Campeão de vendas no segmento SUV na Europa, entre 1 de janeiro e 31 de agosto, a Volkswagen vendeu qualquer coisa como 141 mil unidades (em 2024 ultrapassou a barreira das 200 mil unidades vendidas);

E agora, o novo Volkswagen T-Roc

Retirar da gama T-Roc o motor 1.0 litros (a gasolina) e equipá-lo apenas com um bloco 1.5 TSI (exceção feita ao bloco 2.0 eTSI que equipará as versões 4MOTION de 204 cv e R de 333 cv) foi uma decisão que a Volkswagen não tomou de ânimo leve. Afinal, a partir de agora este é o verdadeiro coração do T-Roc, que passa a ser o primeiro modelo da gama do fabricante alemão cuja oferta de motorizações é composta única e exclusivamente por sistemas híbridos.

No lançamento, a Volkswagen coloca no mercado – e pela primeira vez no T-Roc – o 1.5 eTSI com tecnologia mild-hybrid de 48V em duas variantes de potência (116 e 150 cv), que a FLEET MAGAZINE teve oportunidade de conduzir entre Cascais e Palmela, sede da fábrica da Volkswagen Autoeuropa.

Nova geração T-Roc na saída da linha de montagem, na fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela

Uma das razões apontadas pela Volkswagen para a tão aclamada eficiência deste motor prende-se com o facto de, quando ativo e sempre que possível, este desligar 2 dos 4 cilindros. A isso junta-se a recuperação de energia cinética durante a fase de desaceleração, imediatamente armazenada numa bateria de iões de lítio. O resultado é o já sobejamente conhecido funcionamento deste tipo de motores: desliga-se repetidamente durante a condução, levando o T-Roc a vários momentos de condução zero emissões, o que também garante uma redução substancial nos consumos de combustível.

A isso junta-se a função “boost elétrico” do sistema híbrido, que otimiza a performance nas acelerações, proporcionada pelo motor de arranque/alternador de 48V acionado por correia, que disponibiliza binário elétrico adicional de até 56 Nm, apoiando assim o motor a gasolina em momentos de maior exigência (útil em arranques em subida, por exemplo).

Já em 2026 chegará o novo sistema full hybrid, igualmente disponibilizado com o bloco 1.5 litros, em duas variantes de potência (136 cv e 170 cv). O mild-hybrid 2.0 eTSI de 204 cv e a versão R de 333 cv, ambas com tração integral chegarão em 2026 e 2027, respetivamente, promete a VW

2.ª geração do Volkswagen T-Roc mais evoluída

Esta é a segunda geração do T-Roc e assenta na plataforma MQB evo, uma evolução da plataforma modular transversal do Grupo.

Comparativamente com a primeira geração, este novo SUV consegue, graças à MQB evo, integrar sistemas de assistência e conveniência utilizados em modelos de segmentos superiores, como é o caso do Tiguan e do Tayron.

Volkswagen T-Roc@pt: olá, T-Roc

Assim, o novo T-Roc equipa a nova geração do sistema Travel Assist, que não só apoia em mudanças automáticas de faixa, mas também reage de forma mais suave e antecipada às alterações de limites de velocidade. Utilizado nas autoestradas entre Cascais e a Autoeuropa, este sistema provou estar à altura do que promete: momentos de condução despreocupada e muito pouco intrusiva.

Mais espaço a bordo

Tem mais 12 cm de comprimento do que a geração anterior, uma distância entre eixos maior que aumentou em 3 cm e uma bagageira com mais 30 litros de capacidade, fixando-se este valor agora nuns já expressivos 475 litros, quando carregada até à altura dos encostos dos bancos traseiros, que rebatem na proporção 1/3-2/3.

Estrutura de equipamento reorganizada

A Volkswagen clarificou a estrutura de equipamento do T-Roc. “Os equipamentos de série, opcionais e respetivos pacotes podem ser selecionados de forma mais simples e intuitiva, com apenas alguns cliques”, diz a marca, que já colocou o novo T-Roc em pré-venda no seu site.

Assim, o T-Roc pode ser configurado nas quatro linhas de equipamento Trend, Life, Style e R-Line.

A partir do nível de equipamento Life, a zona de apoio de braços central, incluindo o apoio de cabeça central, pode ser rebatida separadamente para transporte de objetos mais compridos.

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Tecnologia encontrada em modelos de gamas superiores

A bordo do T-Roc encontra-se uma atmosfera minimalista, com superfícies muito simples, porém equipadas com materiais de boa qualidade (suaves e revestidas a tecido na zona do tablier).

O volante multifunções conta com botões de fácil e intuitiva utilização e o head-up display projetado no pára-brisas estreia-se neste SUV compacto.

Novidade é também a chegada do mais recente sistema de infotainment que inclui controlo por voz e integração com ChatGPT.

Ainda ao volante, destaque para o novo painel de instrumentos digital em formato rectangular.

Destaque ainda para o sistema de climatização de três zonas (Air Care Climatronic), um opcional que, enquanto alternativa ao ar condicionado automático de duas zonas de série, permite um controlo climático independente para a zona traseira de três lugares.

O preço aumenta, sim. Mas…

mHEVTrendLifeStyleR-Line
1.5 eTSI 116 cv DSG33.444 euros36.394 euros40.432 euros-
1.5 eTSI 150 cv DSG-39.151 euros43.190 euros44.117 euros

O preço é talvez o calcanhar de Aquiles do novo T-Roc. Proposto a partir de 33.444 euros na versão Trend equipada com motor de 116 cv, o SUV entrega, conforme o descreve Florian Pupeter, Managing Director da SIVA|PHS, importadora da marca alemã para Portugal, “estilo, tecnologia avançada e acessibilidade”. Talvez por isso a fasquia esteja mais elevada com este novo modelo, acrescenta o administrador.

Marília Machado dos Santos, diretora-geral da marca Volkswagen para Portugal, sabe que sim, há um desafio de preço com o novo T-Roc, muito por culpa do bloco 1.5 litros que agora substitui o muitas vezes preferido 1.0. “Como passamos para o cliente uma fiscalidade na ordem de 2.000 euros? O mercado não absorve essa ideia”, diz a responsável quando confrontada com a ideia de que este modelo estará sujeito a impostos mais altos em virtude do tamanho do motor que o equipa.

Mas a marca fez um verdadeiro exercício de ginástica financeira e apresenta a segunda geração do T-Roc com uma diferença de 1.101 euros entre a anterior geração e a nova. Desta forma, comparando a versão de entrada da anterior geração com a nova, bem mais equipada, estas são as diferenças:

1.0 TSI 116 cv Urban (geração anterior)1.5 eTSI 116 cv Trend DSG (nova geração)
Jantes de liga leve 17''Jantes de liga leve 16''
Infotainment 8''Infotainment 10,4''
Câmara traseiraApp connect wireless
Cruise Control Adaptativo ACCCruise Control
Faróis em LEDFaróis em LED
Light AssistAssistente de ângulo morto "Side Assist"
Vidros traseiros escurecidosAssistente de cruzamentos
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiroSensores de estacionamento traseiro e dianteiro
Pintura metalizada-
Preço de 32.343 eurosPreço de 33.444 euros
“É também por esta diferença de apenas 1.101 euros que acreditamos que este vai continuar a ser o modelo mais vendido da marca (em Portugal também)”, finalizou Marília Machado dos Santos.

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