Depois dos lançamentos dos seus concorrentes alemães, o Audi A6 aparece maior, mas mais dinâmico para quebrar com a imagem anterior.

Este novo modelo cresce em todas as dimensões e ganha um carácter mais desportivo.

Em Portugal, o importador quer crescer na variante limusine e para isso conta com um carro bem conseguido e capaz de fazer frente à concorrência.

Mas a grande novidade, depois da apresentação do limusine (ver Fleet Magazine 38), é a A6 Avant, responsável no mercado nacional por 80% das vendas no ano passado. Tal como a limusine, os vetores de desenvolvimento foram a digitalização, o conforto, o desportivismo e o design.

Para já, só vão existir duas motorizações – a 40 TDI e a 50 TDI – sendo que em Março do próximo ano chegará o bi-turbo, com a denominação S6.

O 40 TDI será um 2.0 de quatro cilindros, com 204 cv e 400 Nm, ou o 3.0 V6, de 286 cv e 620 Nm. A tração é dianteira na versão 40 TDI e integral quattro no 50 TDI.

Este bloco V6 TDI está acoplado a uma caixa tiptronic de oito velocidades, e o 2.0 TDI é proposto com uma caixa S tronic de sete velocidades, de dupla embraiagem.

As linhas por cima da cava da roda, um dos detalhes mais gritantes do A6, são inspiradas no mítico Audi Quattro, sendo que ainda cresce 24 mm em largura.

O interior do A6 Avant é completamente digital, com três écrans diferenciados a partir dos quais se pode controlar todos os sistemas. Os botões são inexistentes.

No interior, o A6 Avant ganha também mais espaço. Na bagageira, consegue 565 litros de capacidade, que se pode estender até aos 1.680 litros. Esta bagageira tem abertura e fecho elétrico de série.

Todos os motores do novo A6 são equipados com o sistema mild-hybrid. Com este, é possível viajar entre os 55 e os 160 km/h em modo coasting.

Ou seja, o motor desliga durante 40 segundos quando o pedal do acelerador é levantado, conseguindo uma poupança de 0,5 l/100 km.

A nível de dinâmica, o A6 é ajudado por um eixo traseiro direcional com controlo dinâmico de direção, que tem reflexos tanto no comportamento em velocidade sinuosa como nas manobras mais apertadas. Nas assistências à condução, 39 sistemas diferentes equipam esta carrinha.

Ficha de Produto: consumo e motor

  • Dados do Motor:

4 / 1.968 cc

204 / 4.000 cv/rpm

220 / 1.750 Nm/rpm

  • Emissões:

124 gCO2/km

  • Pneus:

225/55 R17