A bp inaugurou o primeiro posto de carregamento ultrarrápido bp pulse em Portugal.
Já operacional, este carregador ultrarrápido fica no posto de abastecimento bp de Oeiras-Barcarena.
Esta é a primeira unidade da marca bp pulse, uma insígnia dedicada ao desenvolvimento e operação de infraestruturas de carregamento elétrico.
Até final do ano, a marca diz querer ter instalado em Portugal mais 100 pontos de carregamento rápido e ultrarrápido.
A bp vai mais longe e diz que, até 2025, quer ter mil pontos de carregamento rápido e ultrarrápido, duplicando esse número já em 2030.
As unidades bp pulse consistem em carregadores de alto desempenho com potências que variam entre os 150 e os 300 kW, sendo compatíveis com veículos elétricos equipados com um sistema de carregamento CCS ou CHAdeMO.
Sílvia Barata, CEO da bp Portugal, diz que a bp pulse, marca própria da bp, complementa as parcerias que já estão a ser implementadas no país, de forma a melhor responder às necessidades dos clientes bp.
A responsável acrescenta também que a transição energética da empresa em Portugal passa pela evolução da mobilidade elétrica e pela expansão da rede de pontos de carregamento elétrico.
Ildefonso Boto, diretor-geral da Mobilidade Elétrica para o Sul da Europa, diz, por sua vez, que aumentar a disponibilidade do serviço de carregamento rápido é uma condição necessária para avançar para a mobilidade do futuro.
“Uma maior autonomia e infraestruturas de carregamento permitir-nos-ão avançar na implantação de veículos elétricos que, por sua vez, irão ajudar a descarbonizar os transportes”, conclui o responsável.
Em Portugal, atualmente a bp disponibiliza mais de 30 pontos de carregamento elétrico nos seus postos de abastecimento, em parceria com a EDP, aos quais se vêm agora juntar os novos bp pulse.
Num objetivo global, a bp diz pretender instalar mais de 100 mil pontos de carregamento em todo o mundo até 2030.