No passado mês de maio a LeasePlan realizou a 19.ª edição da eleição do Carro de Frota do ano que, pela primeira vez, distinguiu um veículo 100% elétrico: o Renault Mégane E-Tech 130 cv.

Esta distinção reveste-se de uma importância especial, na medida em que os critérios de atribuição combinam competitividade dos custos totais de utilização, volume de vendas e a avaliação qualitativa de cada veículo realizada por empresas frotistas de referência, tanto nacionais como multinacionais, que operam em sectores de atividade distintos, com diferentes perfis de utilização, já utilizadoras ou potenciais clientes de veículos elétricos.

Acresce a esta eleição o facto de, em três dos quatro segmentos em avaliação (pequeno familiar, médio familiar e SUV médio), o vencedor ter sido um veículo 100% elétrico.

Neste contexto, a seleção e votação deste ano representam um marco importante no processo de transição para a mobilidade elétrica. Este momento comprova a crescente a importância dos veículos elétricos no mercado automóvel em Portugal, com um número cada vez maior de clientes a reconhecer e a aderir a soluções de mobilidade mais sustentável.

O futuro já está a acontecer e de forma cada vez mais evidente, materializando-se não apenas por via desta eleição, mas também de forma mais global na trajetória crescente da percentagem das vendas de veículos eletrificados no total de veículos vendidos em Portugal e numa parte significativa do mercado europeu.

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O contexto continua favorável à aposta na mobilidade elétrica

A edição mais recente do estudo EV Readiness Index, realizado pela equipa de consultoria do grupo LeasePlan em abril deste ano, analisa o estado de preparação de 22 países europeus para a mobilidade elétrica.

As conclusões apontam no sentido da Europa estar a ficar progressivamente mais bem preparada para a mudança.

Este índice resulta da avaliação de três pilares agregadores: a maturidade do mercado de veículos elétricos, a maturidade da infraestrutura de carregamento e os custos totais de utilização em cada país.

Como mostra o Gráfico 3, Portugal ficou classificado na 12.ª posição entre os 22 países analisados, descendo uma posição no ranking face a 2022. Contudo, regista uma evolução positiva na avaliação absoluta resultante de progressos na maturidade do mercado, com destaque para o aumento do número de soluções de carregamento.

Gráfico 1

Competitividade dos veículos elétricos é real

Da análise anual que a LeasePlan realiza ao mercado automóvel resultou a atualização das recomendações para que as empresas possam acelerar a sua própria transição para a mobilidade elétrica, aliando as suas necessidades de mobilidade a uma efetiva redução de custos.

No estudo Mobilidade 2023, no qual avaliamos as diversas motorizações das várias marcas e os modelos disponíveis no mercado nacional, os resultados apurados são inequívocos e revelam a crescente competitividade dos custos totais de utilização dos veículos elétricos, comparativamente com o estudo efetuado no ano anterior.

A matriz que apresenta os custos de utilização mais competitivos para as diversas combinações entre segmentos de veículos e diferentes perfis de intensidade de utilização revela já uma predominância dos veículos elétricos em quase 90% dos casos, comparando com cerca de 70% em 2021.

Gráfico 2: Para a crescente competitividade dos automóveis elétricos contribui a cada vez maior diversidade da oferta de marcas e modelos disponíveis no mercado nacional, assim como autonomias crescentes e uma infraestrutura de carregamento mais robusta e com maior oferta de maiores velocidades de carregamento

Infraestrutura de carregamento representa o maior desafio

Apesar do seu crescimento, as redes públicas e privadas de carregamento constituem ainda o maior obstáculo ao crescimento da quota de veículos elétricos.

Paradoxalmente, o rácio de veículos por ponto de carregamento público tem vindo a aumentar (ver Gráfico 4), pelo que por via da insuficiência da infraestrutura, mas também tendo em mente o objetivo de reduzir custos com carregamentos, torna-se incontornável que as empresas apostem no investimento em infraestruturas privadas de carregamento, seja nas suas instalações seja no domicílio dos seus colaboradores. De acordo com os cálculos realizados pela LeasePlan, o retorno desse investimento será obtido num prazo inferior a três anos.

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Gráfico 3: Análise ao estado da Mobilidade Elétrica em 22 países europeus, segundo maturidade do mercado de veículos, das infraestruturas de carregamento e do TCO

Como promotores da transição para a mobilidade elétrica, estamos comprometidos em desenvolver soluções que ajudem as empresas a concretizar essa mudança de forma acompanhada, superando os obstáculos que ainda persistem.

Exemplo disso é o produto eMotion Plan, que agrega o renting do veículo elétrico, a seleção e instalação do posto de carregamento, o fornecimento do cartão de abastecimento de energia e a gestão e reporting dos consumos respetivos. Tudo isto com o apoio e proximidade de uma equipa experiente, especializada e 100% dedicada à mobilidade elétrica.

Assistimos diariamente a um interesse crescente por soluções desta natureza. O tema já está na agenda da maioria das empresas.

Muitas já estudaram o tema com maior profundidade e já prepararam o caminho para implementar as alterações e caminhar para a eletrificação das suas frotas.

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Gráfico 4: Matriz de TCO por segmento de Veículo e perfil de quilometragem

É verdade que persistem alguns desafios por ultrapassar. Mas o imperativo ambiental, da sustentabilidade das políticas de frotas e, em última análise, por via do fim da comercialização de veículos a combustão, obriga a avançar e a mobilizar todos os recursos necessários e os diversos agentes envolvidos para que a mudança se concretize.

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Gráfico 5: Em 2021, a rede de carregamento público em Portugal cresceu duas vezes mais rápido do que na Europa