A BYD é uma marca de automóveis que estreia no mercado português, porém é um dos maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo.

BYD, acrónimo de “Build Your Dreams”, nasceu em 1995 enquanto produtor de baterias recarregáveis.

Desde então, até tornar-se num dos principais fornecedores deste componente para construtores automóveis como a Toyota (com quem desenvolveu uma plataforma rebaixada) ou a Tesla, por exemplo, alargou a atividade à produção de motores, unidades de controlo eletrónico, semicondutores e envolveu-se nas áreas de produção de energia a partir de fontes renováveis e soluções de sustentabilidade ambiental, comprometendo-se em impulsionar a transição para uma mobilidade mais limpa e na redução das emissões de CO2.

O facto permite ao grupo controlar a cadeia de produção automóvel. Até final de abril de 2023, a BYD Auto totaliza mais de quatro milhões de viaturas elétricas vendidas em todo o mundo, entre modelos 100% elétricos e híbridos plug-in.

Com sede na Holanda e presente na Noruega, Dinamarca, Suécia, Alemanha, França, Países Baixos, Bélgica, Reino Unido, Espanha, em 2023 chega a Portugal representado pelo grupo Salvador Caetano.

byd

Dos fósseis a marca 100% elétrica

Construtora de diversos tipos de veículos, desde pequenos automóveis de custo acessível a autocarros e veículos de transporte pesado, a BYD cessou, em 2022, a produção de automóveis com motores exclusivamente de combustível de origem fóssil, começando a desenvolver uma nova linha de modelos 100% elétricos.

Concebidos a pensar nos gostos europeus e, para isso, contando com a visão e capacidade criativa de técnicos europeus com carreira em algumas dos principais fabricantes automóveis ocidentais, os primeiros três modelos escolhidos para o início da marca em Portugal são dois SUV – ATTO 3 e TANG – e uma berlina de aspeto bastante dinâmico e fortemente inspirada em linhas que fazem sonhar muito condutor europeu, apesar da designação HAN remeter para uma dinastia imperial chinesa.

Os três modelos apresentam preço de aquisição que os torna elegíveis para a dedução do IVA por parte das empresas, bem como não sujeição dos encargos a Tributação Autónoma (para entidades cuja atividade permita a dedução do IVA).

Tributação Autónoma sobre encargos com viaturas a vigorar em 2023

Em comum estes três modelos partilham o facto de serem 100% elétricos e de utilizarem baterias fabricadas em fosfato de ferro-lítio, que dispensam o cobalto para uma maior segurança, resistência e durabilidade, de acordo com a marca.

As baterias possuem garantia de 8 anos ou 160.000 km, para 70% da capacidade da bateria de alimentação do motor.

BYD ATTO 3

É um SUV compacto dirigido ao segmento C é o primeiro modelo para o mercado europeu com a nova e-Platform 3.0.

Equilibrado na potência e no desempenho, para uma maior eficiência de consumos e potenciar a autonomia, o ATTO 3 dispõe de:

  • Motor de 150 kW/204 cv, com 310 Nm de binário;
  • Bateria de 60,5kWh com tecnologia bidirecional (V2L);
  • Carregamento Rápido DC até 150 kW;
  • Carregador de bordo de 11 kW (AC);
  • Consumo energético de 15,6 kWh/100 km em ciclo combinado;
  • Autonomia de até 565 km1 em ciclo urbano e 420 km em ciclo combinado WLTP
  • Bagageira com 440 litros de capacidade ou
  • Bagageira com 940 litros de capacidade (do chão ao teto com os dois bancos traseiros rebatidos) e 1655 litros com o rebatimento da fila intermédia de bancos 1.338 litros com os bancos traseiros rebatidos.

A nova e-Platform 3.0 da BYD integra a bateria no chassis, conseguindo maior rigidez estrutural e melhorando a segurança em caso de colisão. Ao baixar o centro de gravidade e reduzindo o peso do conjunto, obtém-se também maior capacidade dinâmica como vantagens de eficiência no consumo de energia.

Compacto mas com boa habitabilidade, o ATTO 3 dispõe de detalhes interiores únicos, como um ecrã central táctil rotativo, que tanto pode adoptar a posição horizontal como vertical.

Apresentando-se em duas versões – Comfort (41.990 euros) e Design (43.490 euros) –, este SUV oferece:

  • Carregamento bidirecional (V2L);
  • Teto de abrir panorâmico;
  • Regulação elétrica dos bancos dianteiros;
  • Sistema de navegação;
  • Estofos em pele vegan;
  • Ecrã táctil central rotativo de 12,8 polegadas.

Com preço a partir de 43.490 euros (35.358 euros + IVA), o BYD Atto 3 Design:

  • Evolui o ecrã táctil central rotativo de 12,8 polegadas para 15,6 polegadas;
  • Acrescenta porta da bagageira elétrica;
  • Introduz sistema de purificação do ar condicionado.

Veja todas as especificações técnicas e equipamento do BYD ATTO 3

BYD TANG

Quase inédito na configuração SUV elétrico de sete lugares, o TANG apresenta-se como “a combinação perfeita de elegância, sofisticação e dinamismo”.

Com detalhes de modelo premium e um preço que lhe permite ficar enquadrado fora do atual regime de Tributação Autónoma que incide sobre os automóveis elétricos com custo de aquisição acima dos 62.500 euros (+ IVA), o BYD TANG apresenta um habitáculo revestido de materiais e acabamentos com impressão de qualidade e muita tecnologia embarcada.

Características mais importantes:

  • SUV 100% elétrico de 7 lugares;
  • 72.570 euros, preço da única versão Flagship (59 mil euros + IVA);
  • Dois motores (dianteiro de 180 kW e traseiro de 200 kW) garantem uma potência combinada de 380 kW/517 cv e 680 Nm de binário;
  • Bateria de 86,4 kWh. Carregador DC com capacidade até 110kW, recupera de 30% e 80% em 30 minutos;
  • Autonomia anunciada para até 400 km em ciclo combinado e 528 km em cidade;
  • Jantes de 22 polegadas;
  • Ecrã multimédia de 12,8 polegadas e sistema áudio com 12 colunas;
  • Tejadilho panorâmico deslizante;
  • Bancos em pele com oito posições de regulação elétrica combinados com função de memória para o condutor e quatro posições de regulação elétrica para o passageiro;
  • Bancos da frente ventilados e aquecidos, com quatro posições de apoio lombar de regulação elétrica;
  • Equipado com câmara 360º e 11 radares externos. Os sistemas de assistência ao condutor  incluem alerta de colisão dianteira, travagem autónoma de emergência, alerta de colisão traseira, alerta de obstáculo traseiro, aviso de saída involuntária da faixa de rodagem e assistente de mudança de faixa de rodagem;
  • Bagageira com 940 litros de capacidade (do chão ao teto com os dois bancos traseiros rebatidos) e 1655 litros com o rebatimento da fila intermédia de bancos.

Veja todas as especificações técnicas e equipamento do BYD TANG

BYD HAN

Com um preço 72.570 euros (59 mil euros + IVA), o BYD HAN apresenta-se como o modelo porta-estandarte da gama para o mercado europeu.

O reduzido coeficiente de atrito de apenas 0,23 é conseguido através da combinação entre linhas esguias e fluídas e elementos que lhe reforçam o aspeto dinâmico, como os puxadores das portas embutidos.

Estofos em couro Nappa perfurado, um painel de instrumentos revestido a couro preto e ecrã multimédia de 7 polegadas para os bancos traseiros marcam um habitáculo com detalhes luxuosos, que pode ficar mais luminoso por via do teto de abrir panorâmico ou das 31 tonalidades de iluminação ambiente disponíveis.

Características mais importantes:

  • 72.570 euros, preço da única versão Executive (59 mil euros + IVA);
  • Dois motores elétricos e o sistema AWD que desenvolvem, em conjunto, 380 kW/517 cv;
  • Bateria de 85,4 kWh. Carregador DC com capacidade até 120kW, recupera de 30% e 80% em 30 minutos;
  • Autonomia anunciada para até 521 km em ciclo combinado e 662 km em cidade;
  • Jantes de 19 polegadas;
  • Sistema multimédia com ecrã HD de 15,6’’;
  • Head Up Display;
  • Câmara 360º para auxílio de manobras;
  • Tecnologias e app BYD Connected Drive App que permite acesso remoto às informações do veículo e ativação de dispositivos chave como o de pré-aquecimento do habitáculo;
  • Conetividade 4G e sistema inteligente DiPilot de assistência à condução com capacidades de autoaprendizagem;
  • Quatro modos de condução: Sport, Normal, Economic e Snow;
  • Sistema de deteção de ângulo morto, alerta de colisão dianteira, travagem autónoma de emergência, alerta de colisão traseira, alerta de obstáculo traseiro e assistente de manutenção na faixa de rodagem, cruise control inteligente e adaptativo que ajuda a manter uma distância segura para o veículo da frente;
  • Bagageira com 410 litros de capacidade.

Veja todas as especificações técnicas e equipamento do BYD HAN

Comercialização

A comercialização em Portugal arrancou em abril de 2023 com a abertura das primeiras instalações da BYD, todos sob a égide da Caetano Tec:

  • Lisboa com a Pioneer Store na  Av. Fontes Pereira de Melo, n.º 17;
  • Cascais, na Rua de São Francisco, 539;
  • Porto, na Rua do Campo Alegre, 718;
  • Vila Nova de Gaia, na Rua do Barreiro, 547

Prevê-se ainda a abertura de uma loja em Setúbal.

Aos primeiros cem clientes, a BYD oferece uma wallbox para poderem carregar as suas viaturas.

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