Depois de, em março de 2017, as vendas do Ford Fiesta terem destronado o Volkswagen Golf do primeiro lugar do ranking, o mês de abril repôs a normalidade dos últimos anos e o familiar alemão retomou o topo da tabela.
Apesar disso, o Volkswagen continuou a perder terreno e desceu mais de 28% face ao resultado de abril de 2016.
O principal culpado desta descida é o sucesso que o Volkswagen Tiguan tem conhecido. Foi o quarto modelo mais procurado pelos europeus em abril de 2017, com um crescimento superior a 70% e liderou destacadamente o segmento dos SUV. Foi também o único do seu género entre os 10 mais vendidos na Europa, já que o Nissan Qashqai aparece apenas na 11.ª posição.
O líder do mês anterior, a Ford Fiesta, desceu em abril para o 7.º posto da tabela, muito dependente das vendas no Reino Unido, que tem vindo a perder terreno entre os 5 maiores mercados europeus. O mesmo valeu para o Opel/Vauxhall Corsa, que desceu para o 8.º lugar da tabela, com menos 15% das vendas do que no mesmo mês de 2016.
Em sentido contrário, neste segmento, o novo Citroen C3 somou e trepou até à 9.ª posição.
O utilitário francês foi dos poucos a crescer nesta classe (é preciso ir até à 48.ª posição para encontrar o Hyundai i20 nas mesmas condições), aproximando-se do Peugeot 208, concorrente dentro do grupo PSA, que perdeu 15% em relação a abril de 2016.
Ainda entre os utilitários, o Renault Clio superou o Volkswagen Polo na tabela, apesar de ambos terem perdido terreno neste mês.
Entre os carros familiares compactos, o líder destacado em abril foi naturalmente o Volkswagen Golf. Seguiram-se o Opel/Vauxhall Astra e, a encerrar a tabela, o Skoda Octavia.
O Ford Focus e o Peugeot 308 ocuparam respectivamente a 15.ª e a 20.ª posição da tabela de vendas, enquanto o Renault Mégane está no 23.º posto e cresceu 33,1% face ao mesmo mês de 2016.
Ranking dos carros por segmento em abril 2017
TOP20
- Volkswagen Golf (1.º)
- Renault Clio (2.º)
- Volkswagen Polo (4.º)
- Volkswagen Tiguan (9.º)
- Peugeot 208 (8.º)
- Opel/Vauxhall Astra (7.º)
- Ford Fiesta (3.º)
- Opel / Vauxhall Corsa (5.º)
- Citroën C3 (13.º)
- Skoda Octavia (11.º)
- Nissan Qashqai (6.º)
- Renault Captur (14.º)
- Dacia Sandero (19.º)
- Peugeot 2008 (16.º)
- Ford Focus (10.º)
- Mercedes-Benz C-Class (18.º)
- Fiat Panda (12.º)
- Fiat 500 (15.º)
- Skoda Fabia (22.º)
- Peugeot 308 (23.º)
(entre parênteses a posição na tabela acumulada de vendas de janeiro a abril de 2017)
Utilitários
- Fiat Panda (17.º)
- Fiat 500 (18.º)
- Volkswagen Up! (50.º)
- Hyundai i10 (56.º)
- Renault Twingo (61.º)
Citadinos
- Renault Clio (2.º)
- Volkswagen Polo (3.º)
- Peugeot 208 (5.º)
- Ford Fiesta (7.º)
- Opel/Vauxhall Corsa (8.º)
Familiares compactos
- Volkswagen Golf (1.º)
- Opel/Vauxhall Astra (6.º)
- Skoda Octavia (10.º)
- Ford Focus (15.º)
- Peugeot 308 (20.º)
- Audi A3 / S3 / RS3 (21.º)
Familiares
- Mercedes-Benz C-Class (16.º)
- Volkswagen Passat (26.º)
- Série BMW 3 (36.º)
- Skoda Superb (58.º)
- Volvo S90 / V90 (90.º)
SUV/Crossover
- Volkswagen Tiguan (4.º)
- Nissan Qashqai (11.º)
- Renault Captur (12.º)
- Peugeot 2008 (14.º)
- Opel / Vauxhall Mokka (15.º)
(entre parênteses está a respectiva posição no raking geral)