O novo Dacia Duster chega a Portugal alguns meses após o seu lançamento internacional, produzido à medida para que seja taxado como Classe 1 na versão 4×2.

Disponível com motores a gasolina e a diesel, apresenta preços a partir de 14.900 euros e, tal como os restantes modelos da marca, beneficia da garantia contratual de 3 anos/100 000 km.

Está aqui a lista completa de Preços do novo Dacia Duster, incluindo opcionais.

Para poder ser taxado como Classe 1 nas portagens, todos os Duster (4X2) produzidos para Portugal contêm um amortecedor específico, com um apoio da mola rebaixado em 20 milímetros.

As molas vão variar em função dos pesos das diferentes motorizações e níveis de equipamento, para manter o mesmo nível de conforto e de comportamento dinâmico.

A gama de motores é bastante simples.

  • A gasolina, temos apenas o 1.2 TCe de 125 cv apenas para as versões 4X2, associado a caixa manual de seis velocidades;
  • Um pouco mais tarde, o SCe 115 a Gasolina-GPL também e só para versões 4X2;
  • A gasóleo o conhecido motor 1.5 dCi com 110 cv está disponível para as versões 4X2 e 4X4, sempre associado a caixa manual de 6 velocidades.

Em matéria de dimensões e de capacidades para TT há que contar:

  • 1,80m de largura;
  • 4,34 metros de comprimento;
  • 210 milímetros de altura ao solo (4×4);
  • Ângulo de ataque de 30°;
  • Ângulo de saída de 33° na versão 4X4 e de 34° na versão 4X2;
  • Ângulo ventral de 21°;
  • Sistema de ajuda ao arranque em subida (Hill Start Assist);
  • Sistema de controlo em descida (Hill Descent Control) permite controlar a velocidade de descida em pisos com inclinação bastante acentuada. Ao atuar nos travões, este sistema assegura uma excelente estabilidade do automóvel;
  • Ecrã de informações 4X4, que integra uma bússola e indica os diversos ângulos de inclinação do automóvel.

Pode descarregar o Catálogo do Dacia Duster de 2018 com as especificações completas do modelo.

O que distingue o Duster 2018 do anterior

Com um aspeto mais moderno mas sem comprometer a imagem de robustez que o caracteriza, as alterações estéticas mais importantes são:

  • Faróis dianteiros deslocados para as extremidades da carroçaria;
  • Grelha alargada;
  • Capot em posição mais horizontal;
  • Linha de cintura da carroçaria mais elevada;
  • Novas proteções na dianteira e traseira de dimensões superiores;
  • Para-brisas mais inclinado e com uma base avançada em 10 cm;
  • Novas barras de tejadilho em alumínio;
  • Novas jantes de 17 polegadas;
  • Nova assinatura luminosa que inclui faróis diurnos com LED na dianteira, repartidos em três segmentos;
  • Na traseira, a nova assinatura luminosa da Dacia, formada por quatro quadrados vermelhos e também com os faróis a serem empurrados para as extremidades da carroçaria.

Habitáculo mais moderno e tecnológico

No interior, constatam-se melhorias de funcionalidade e de qualidade dos materiais, além da disponibilidade de mais equipamento.

O painel de bordo é completamente novo e fabricado num material mais suave ao toque.

Os manómetros têm um novo desenho

Há novos puxadores e apoios de braço (em espuma) integrados nos painéis das portas

A alavanca de velocidades ficou mais curta e passa a ter inserções em cromado acetinado

Novos assentos com estofos de malha 3D em relevo, com pesponto, com maior capacidade de retenção e de apoio lombar

Banco do condutor com apoio de braço e possibilidade de ser regulado até 60 milímetros em altura (mais 20 mm que a anterior geração).

Mais ergonomia e espaços para arrumação (capacidade total de 27,2 litros, incluindo uma gaveta sob o banco do passageiro com 2,8 litros).

Porta-bagagens com 445 dm3 VDA (478 litros) na versão 4×2 e de 411 dm3 VDA (467 litros) na versão 4×4. O volume máximo, com o banco traseiro rebatido, pode atingir os 1.478 dm3 VDA (1.623 litros).

Ecrã MediaNav Evolution instalado numa posição bem mais elevada

Novos comandos, sob a forma de teclas de piano

Ar condicionado automático com os três comandos redondos

Alavanca do travão de mão e o comando 4X4 (nas versões correspondentes) passam a ter um posicionamento mais acessível

Volante regulável em altura e profundidade

Insonorização melhorada através do aumento das superfícies de absorção no habitáculo e na zona do motor, bem como à aposta num vidro dianteiro com 0,35 milímetros de espessura.

Câmara Multivistas: estreia absoluta no grupo Renault

Assente em quatro câmaras – uma frontal, duas laterais e uma instalada na traseira –, o sistema multivistas garante uma visão 360 graus do ambiente que rodeia o Duster.

Ativa-se automaticamente ao engrenar a marcha-atrás. Ao engrenar rapidamente uma relação para a frente, a câmara muda de ângulo.

Também pode ser acionado manualmente, carregando no botão «MVC» do conjunto de comandos.

Simples de utilizar, o ecrã do sistema de navegação exibe a imagem captada por uma câmara de cada vez.

O sistema desativa-se quando se prime o botão «MVC» ou logo que a velocidade ultrapassa os 20 km/h.

As câmaras laterais, posicionadas sob os retrovisores, permitem visualizar diretamente as rodas dianteiras, para conhecer, com rigor, a posição do automóvel no terreno.

Outra estreia na gama Dacia é o alerta de ângulo morto.

Quatro sensores instalados nas extremidades da carroçaria detetam a presença de qualquer veículo na traseira ou lateralmente, numa zona de três a cinco metros.

Um testemunho luminoso (LED) situado no retrovisor exterior assinala, automaticamente, o perigo.

Com o pisca-pisca ativado, se algum veículo se encontrar na zona de ângulo morto, o testemunho luminoso LED do retrovisor pisca.

Este sistema funciona quando o automóvel circula a uma velocidade entre 30 km/h e 140 km/h.

Há também o sistema de ativação automática das luzes, o cartão mãos-livres, que ativa, automaticamente, o destrancamento das portas quando o condutor se aproxima e o respetivo trancamento quando se afasta e botão start/stop para ignição.

O MediaNav Evolution, que integra o Driving Eco2, dispõe de uma função eco-coaching que permite ao condutor otimizar o seu estilo de condução.

Novo Duster reforça a segurança passiva

  • Novas longarinas com espessura aumentada;
  • Novos reforços estruturais (montante de enquadramento de para-brisas, longarinas sob o piso);
  • Novas estruturas de bancos;
  • Novos apoios de cabeça dianteiros com volume aumentado (tanto em superfície como em espessura), que oferecem uma melhor proteção em caso de colisão traseira
    Novos airbags tipo cortina;
  • Pré-tensores pirotécnicos com limitadores de esforço nos lugares dianteiros e laterais traseiros;
  • Fixações ISOFIX para instalação de cadeiras para criança nos lugares laterais traseiros
    Novo Seat Belt Reminder (SBR) traseiro com visualização, no quadro de instrumentos, do número de cintos de segurança traseiros não utilizados e alerta em caso de desativação de algum dos cintos em andamento;
  • Novo absorvedor de para-choques e nova conceção do capô, para aumentar a capacidade de absorção de energia em caso de impacto contra peão;
  • Retrovisores exteriores, com uma superfície aumentada em 8 %, que ajudam à melhoria da visibilidade do condutor.