O DS Nº4 pisou estradas nacionais por ocasião da sua apresentação à imprensa, que teve lugar na região do Grande Porto. A FLEET MAGAZINE já conduziu o modelo que está a chegar aos concessionários, e a promessa deixada pelos responsáveis da marca cumpriu-se: é possível navegar a bordo de um ícone do savoir-faire francês, com elevados níveis de conforto e tecnologia.

ds nº4

Representa cerca de 1/3 das vendas da marca, que nos 40 países onde está presente regista um detalhe interessante: mais de metade dos clientes do DS 4, agora DS Nº4 (nomeado desta forma por estar alinhado com a experiência da marca, que recentemente apresentou o Nº8) opta por níveis de equipamento mais altos. E embora apenas metade das suas vendas se destinem ao canal B2B, a marca garante estar a pensar em aumentar a sua quota no mercado das empresas, onde certamente modelos elétricos – e este Nº4 tem uma versão 100% elétrica – podem conquistar o seu lugar.

DS Nº8: a arte francesa de (bem) viajar

“Manter a qualidade da versão anterior e até melhorá-la”. Foi assim que os responsáveis da marca francesa do Grupo Stellantis traçaram os objetivos relativamente a este renovado – renomeado – modelo. E embora as questões relacionadas com o desempenho da marca continuem a surgir, Xavier Peugeot, seu CEO, disse que a DS, embora ainda muito nova, é um “ativo valioso” para a Stellantis, dado contribuir financeiramente para a empresa.

Para esta contribuição financeira em muito se destacará este DS Nº4, agora ainda mais refinado, com traços de design avant-garde que saltam à vista principalmente na sua frente, que foi esculpida por forma a redefinir os padrões dos hatchbacks compactos premium, um segmento no qual este modelo enfrenta concorrência feroz.

“Ser o carro mais confortável do segmento”

Essa é a força da DS. Os responsáveis apostam forte na tecnologia deste C-hatch, que apresenta, nas suas versatilidade e formas compactas, traços de elegância e dinamismo.

Esta berlina compacta beneficia de um conjunto de confortáveis estofos, estilizados com detalhes e acabamentos únicos, que se estendem a todo o habitáculo, fazendo da estadia a bordo uma experiência verdadeiramente acolhedora.

ds nº4

Também ao nível da afinação das suspensões, eixos e chassis, o DS Nº4 oferece um comportamento de condução muito equilibrado, balanceando entre conforto e agilidade, do qual a versão E-Tense 100% elétrica tira o seu melhor partido.

Três motores e três tecnologias

Configurável em três tecnologias: híbrido, 100% elétrico e híbrido plug-in (esta última ainda não está disponível no nosso país), o DS Nº4 apresenta-se com os seguintes argumentos.

DS Nº4 E-Tense

A versão 100% elétrica equipa uma bateria com capacidade líquida de 58,3 kWh, à qual se alia um motor elétrico que debita 213 cv e produz 343 Nm de binário.

Os consumos anunciados pela DS Automobiles situam-se entre os 15,0 e os 15,1 kWh/100 km, e a autonomia proposta pela marca é de uns já bem expressivos 450 km.

Relativamente a tempos carregamento, equipa um carregador trifásico bidirecional de 11 kW integrado e pode aceitar uma potência de carga até 120 kW em corrente contínua (DC). Num posto de carregamento rápido, a DS diz que o Nº4 consegue passar de 20% a 80% da carga em meia hora, ou recuperar uma autonomia de 100 km em 11 minutos.

DS Nº4 Hybrid 145

Conjuga um motor a gasolina turbo de três cilindros com 1.2 litros de cilindrada com um bloco elétrico com 28 cv, integrado diretamente à caixa automática de dupla embraiagem e seis relações. A potência acumulada de 145 cv e o binário de 230 Nm garantem emissões de CO2 limitadas a partir de 117 g/km: “uma referência em matéria de eficiência”, promete a DS.

Devido à sua arquitetura híbrida, o novo Nº4 poderá circular em cidade até 50% do tempo acumulado totalmente em modo elétrico – tal dependerá sempre das condições de trânsito e do estilo de condução praticado.

DS Nº4 Plug-in Hybrid 225

Embora não esteja, por agora, disponível em Portugal, vale a pena falar desta versão. O novo PHEV vê a sua autonomia em modo elétrico aumentar em 30%, agora até 81 km.

O grupo motopropulsor combina um bloco a gasolina turbo de 4 cilindros com 180 cv e um motor elétrico de 125 cv, integrado numa caixa de velocidades automática de dupla embraiagem com 7 relações – uma novidade no modelo.

Equipa um carregador integrado de 3,7 kW, mas oferece uma versão opcional de 7,4 kW, para carregamentos mais rápidos.

Preços e estrutura de gama

Disponível nos níveis de acabamento Pallas e Étoile, o DS Nº4 também pode ser encomendado na versão da coleção Jules Verne, que se baseia no acabamento Pallas, porém enriquecido com equipamentos adicionais e elementos de personalização exclusivos.

Para Portugal, estes são os preços propostos pela DS:

VersãoPreço base (acresce IVA)PVP recomendado
Hybrid 145 Pallas37.550 euros
Hybrid 145 Jules Verne40.050 euros
Hybrid 145 Étoile40.550 euros
Hybrid 145 Étoile Couro Nappa43.550 euros
E-Tense 213 Pallas38.084,07 euros
E-Tense 213 Jules Verne40.116,59 euros
E-Tense 213 Étoile40.523,10 euros

Financiamento para empresas

A versão 100% elétrica, no nível de equipamento Pallas, está disponível em contrato ALD Simply Corporate a 48 meses, até 31 de dezembro de 2025, com uma renda de 425 euros, à qual acresce IVA.