A Leasys terminou 2024 com mais de 243 mil novos contratos, o que significa um crescimento de 87% relativamente ao ano anterior. Segundo a joint-venture detida em partes iguais pela Stellantis e pelo Crédit Agricole Personal Finance & Mobility, este resultado foi principalmente impulsionado por um conjunto de iniciativas e sinergias implementadas em coordenação com a Stellantis, na consolidação total das atividades ente a Leasys e a Free2move Lease, iniciada em abril de 2023.
Desempenho que, diz a Leasys, foi “particularmente positivo” no segmento dos veículos comerciais ligeiros, com o número de contratos a triplicar relativamente a 2023, e com as unidades eletrificadas a representarem um aumento de 50% durante o mesmo período.
Também a frota de clientes empresariais aumentou 32%, para um total de 131 mil veículos. A gestora fechou 2024 com uma frota gerida de 906 mil veículos. Estes números aproximam a empresa de um objetivo já antes definido: alcançar 1 milhão de veículos geridos até 2026.
Comparativamente a 2023, a penetração das vendas Stellantis aumentou 9 pontos no canal B2B e 21 pontos no aluguer de Longa Duração, adianta a empresa.
Já no tocante ao Total de Ativos Remunerados, o valor ultrapassou os 10,2 mil milhões de euros, um número que aumentou 36% relativamente ao período homólogo, com o Saldo Médio a atingir os 8,6 mil milhões de euros.
A Margem correspondente ao Aluguer foi de 230 milhões de euros (+28% vs. 2023), ao passo que a Margem de Serviços cresceu 46% em termos homólogos, atingindo 93 milhões de euros.
Este forte crescimento das margens orgânicas ajudou a Leasys a mitigar os efeitos da normalização que afeta o mercado de usados, uma tendência que, diz a gestora, afetou todo o sector do renting.
No Remarketing, o Grupo fechou o ano com resultados “muito fortes”, diz, na ordem dos 65 milhões de euros.
A Margem Operacional Bruta (resultado líquido) atingiu 388 milhões de euros, o que representa um crescimento de 12% em termos homólogos.
As despesas operacionais (OPEX), apesar do aumento nominal para 168 milhões de euros, situam-se em 1,94% do Saldo Médio, uma diminuição de 7 pontos base relativamente a 2023, o que traduz o reforço de um compromisso na eficiência operacional por parte Leasys.
Ainda relativamente à disciplina fiscal do Grupo, é confirmada pelo rácio Cost-to-Income, que se manteve estável em 51% face a 2023. A Leasys diz que se for incluída a margem de venda de usados, o rácio Cost-to-Income diminui 8 pontos base, para 43%. Já o Custo do Risco mantém-se sob controlo, assegura, em torno de 0,4% do Capital Circulante Médio.
2024 foi fechado com um Resultado Antes de Impostos de 173 milhões de euros e um Resultado Líquido Ajustado de 112 milhões de euros, ambos em linha com o desempenho de 2023, esclarece a gestora de frota.
ALD Automotive Portugal agora é Leasys. Desenvolvimento de novos canais de venda continua
Rolando D’Arco, CEO da Leasys, começa por dizer que após a interação com a Free2move Lease e as aquisições em Portugal e no Luxemburgo, ambas concluídas em 2023, 2024 foi o primeiro ano “em pleno” da Leasys na sua configuração atual.
O responsável máximo pelo Grupo Leasys promete que em 2025 a empresa continuará a implementar estratégias destinadas a melhorar a experiência do cliente, ao mesmo tempo que pretende reforçar a sua posição como líder no Aluguer de Longa Duração e na mobilidade sustentável.