A escolha de muitas empresas que procuram um modelo de entrada acessível, prático de conduzir e com algum espaço. Eléctrico, moderno e muito eficiente, este MG4 surpreende com um desempenho inesperado para as características e para o preço. Venceu a categoria carro de empresa até 27.500 euros na edição 2024 dos Fleet Awards Portugal.

Com um custo de aquisição considerado para o MG4 Electric Standard, à data de inscrição no evento, de 22.608,34 euros, IVA não incluído, esta versão com motor traseiro de 125 kW (170 cv), alimentado por uma bateria de 51 kWh e com autonomia homologada de 350 km, conquistou o prémio reservado para os participantes no escalão destinado a viaturas dentro do 1.º escalão de Tributação Autónoma, com custo de aquisição até 27.500 euros (de acordo com o regime fiscal que vigorou em 2024).

MG Motor Portugal baixa preço do elétrico MG4 para 26.750 euros

Tem também conquistado espaço em muitas empresas e sido a preferência de muitos ENI, permitindo que a MG, em 2024, possa ter matriculado quase 1.500 unidades do MG4.

Apesar de um número crescente de veículos elétricos abaixo dos 30 mil euros ter chegado ao mercado nos últimos meses, as opções ainda não são muitas quando se procuram automóveis que possam também satisfazer numa utilização mais familiar, com espaço traseiro e capacidade de mala.

A simplicidade dos materiais do habitáculo está em sintonia com o preço desta que é a versão mais acessível da gama MG4. Com poucas superfícies macias, algum revestimento em plástico rígido e sem vistosos ecrãs digitais (na versão standard o ecrã central é de apenas 10,25 polegadas), não deixa de estar bem equipado com os sistemas essenciais de assistência à condução ou de conectividade, ou de possuir uma câmara de visão traseira com boa definição.

Frota Garcias: “a sustentabilidade é um dos pilares da nossa estratégia”

Garantindo conforto e segurança em trajetos mais longos ou com trânsito intenso, outro fator positivo é a facilidade da sua condução, a boa visibilidade e o conforto que entrega, com a suspensão a amortecer convenientemente as irregularidades da estrada.

Com a suavidade típica de um carro eléctrico, sem vibrações ou barulho, esta versão sobressai ainda pela capacidade de manobra e pela boa resposta em curva.

Com um design interior descomprometido e bem aproveitado, o MG4 proporciona um habitáculo espaçoso, com amplitude suficiente para as pernas dos passageiros traseiros, além de uma capacidade de mala muito razoável, com 363 litros (350 litros na versão Comfort, por causa da maior dimensão da bateria).

Outra vantagem, a amplitude de abertura das portas traseiras facilita a instalação de cadeiras para crianças, enquanto a abertura do portão e a plataforma baixa tornam igualmente prático o acesso à bagageira.

Embora simples, o MG4 oferece um ambiente digital intuitivo e de fácil integração com o smartphone. Esta versão conta com as tecnologias essenciais de assistência à condução, incluindo funcionalidades úteis, como a câmara de visão traseira, alertas de saída da faixa de rodagem e de colisão frontal ou o cruise control, nesta versão não adaptativo.

Consumos e potências de carregamento

Com uma bateria de 51 kWh e motor traseiro com cerca de 170 cv, a versão Standard promete uma autonomia em torno dos 350 km. Na versão Comfort, com motor de 204 cv, a bateria de 64 kWh permite fazer cerca de mais 100 a 120 km, dependendo naturalmente do modelo de condução e tipo de percurso.

Para uma condução normal, a potência de entrada é mais do que suficiente; se acompanharmos a informação presente no painel atrás do volante, é possível perceber que são poucas as ocasiões em que se chega a utilizar 50% da capacidade máxima deste motor eléctrico.

Talvez por isso e porque permite praticar uma condução que favorece a regeneração de energia, durante o ensaio o consumo médio variou entre os 14 e os 15 kWh/100 km, abaixo dos 17 kWh/100 km anunciados pela marca, facilitando a tarefa de atingir os 350 km prometidos com uma carga completa de bateria.

Na versão Standard a potência máxima de carregamento é de 88 kWh, o que é aceitável considerando que a maioria dos postos de carregamento rápido atuais não vai além dos 60 kW.

Em corrente alternada a potência máxima de carregamento é de 6,6 kW.

Existem versões do MG4 com mais potência de motor e capacidade de bateria que até já ensaiámos, que garantem maior capacidade de resposta e um desempenho mais ágil e dinâmico.

Naturalmente, com mais equipamento e tecnologia, interiores mais sofisticados e, naturalmente, preço mais elevado.

Custo de aquisição, valores de renting e características do MG4 Electric Standard

Custo de aquisição22.619 euros + IVA
Renda 36 meses545 euros + IVA
Renda 48 meses516 euros + IVA
Motor elétrico170 cv (125 kW)
Binário máximo250 Nm
Consumo combinado17 kWh/100 km
Bateria49 kWh (LFP)
AutonomiaAté 350 km
Carga máxima AC6,6 kW
Carga máxima CC88 kW
*Valores Ayvens. Quilometragem técnica máxima: 200.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição

Custo de aquisição, valores de renting e características do MG4 Electric Comfort

Custo de aquisição26.359 euros + IVA
Renda 36 meses545 euros + IVA
Renda 48 meses578 euros + IVA
Motor elétrico204 cv (150 kW)
Binário máximo250 Nm
Consumo combinado16,6 kWh/100 km
Bateria49 kWh (LFP)
AutonomiaAté 450 km
Carga máxima AC11 kW
Carga máxima CC140 kW
*Valores Ayvens. Quilometragem técnica máxima: 200.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição