O novo Peugeot Partner, fabricado em Mangualde ou em Vigo, Espanha, vai aguardar até 2019 para ser comercializado em Portugal.

Até lá, as versões atuais vão manter-se no mercado.

Isso deve-se ao facto da frente mais elevada o colocar como classe 2 nas portagens.

Daí que a PSA esteja à espera de alguma alteração na atual lei, que permita também manter os ritmos de produção atuais da fábrica de Mangualde, considerada uma das melhores do grupo francês.

Porque a Partner, tal como a Citroen Berlingo, que se encontra nas mesmas circunstâncias, são dois protagonistas bastante importantes do segmento dos comerciais em Portugal.

A nova gama inclui o novo motor a gasóleo 1.5 BlueHDI com 75 a 130 cv e ainda o 3 cilindros a gasolina, 1.2 PureTech.

Há também tecnologia inédita e versões para segmentos profissionais ou utilizações específicas, em dois comprimentos de carroçaria com diferentes capacidades de carga.

Incluindo sistemas que podem contribuir para uma melhor conservação da viatura.

No final deste texto está uma descrição mais pormenorizada deste equipamento dirigido especificamente para frotas.

Gama de motores

A eficiência dos motores prepara-os para responderem às mais recentes normas em vigor, estando já preparados para o futuro ciclo de homologação WLTP.

No Diesel, são 3 as potências disponíveis:

  • BlueHDi 130 S&S com caixa de 6 velocidades manual ou caixa de 8 velocidades automática EAT8
  • BlueHDi 100 S&S com caixa de 5 velocidades manual
  • BlueHDi 75 com caixa de 5 velocidades manual.

Os motores Diesel estão equipados com FAP (Filtro de Partículas) e com Redução Catalítica Seletiva (RCS). Utiliza AdBlue.

A gasolina, o motor 1.2 PureTech declina-se em duas propostas:

  • PureTech 130 S&S com caixa de 8 velocidades automática EAT8 (disponível em 2019)
  • PureTech 110 S&S com caixa de 6 velocidades manual.

Os motores PureTech estão equipados com Filtro de Partículas a Gasolina para reduzir as emissões de partículas.

Dimensões e capacidades de carga

Comprimento:

  • Versão Standard – 4,40 metros, comprimento útil otimizado de 1,81 metros da caixa de carga, o que permite o carregamento de 2 Europaletes. Volume de carga varia entre os 3,30 e os 3,80 m3, dependendo da versão.
  • Versão Longa – 4,75 metros (+ 35 cm), comprimento útil de 2,16 m, volume de carga entre os 3,90 e os 4,40 m3.

Diâmetro de viragem entre passeios:

  • 10,82 m (versão Standard)
  • 11,43 m (versão Longa).

– Carga útil:

  • 650 a 1000 kg em algumas versões, tanto na carroçaria Standard como na Longa. 600 kg nas variantes de Muito Baixo Consumo (TBC)

Mais características:

  • 6 anéis de fixação, podendo adicionar-se outros 4, opcionalmente, a meia altura;
  • Tomada de 12v na área de carga, iluminação reforçada composta por 6 LED com 237lm de potência;
  • Portas laterais deslizantes (em opção), portas traseiras rebatíveis (2/3 – 1/3), garantindo uma abertura máxima (vidro de abertura opcional), e um girafon (alçapão superior, acima das portas traseiras) pa transporte de objetos mais longos;
  • Banco Multiflex modulável, equipamento opcional que permite diferentes variações à escolha: 3 pessoas podem ocupar o banco da frente. Apreciada pelos profissionais, esta solução permite o transporte das equipas e ferramentas, com uma otimização das rotas. O lugar central é maior devido à ausência da alavanca do travão de mão;
  • Piso plano com volume útil até aos 400 l para um comprimento que pode atingir os 3 m (versão Standard) e 3,35 m (Longa), mantendo a capacidade de transporte de 2 pessoas, graças ao banco de passageiro escamoteável;
  • Transporte de cargas altas sobre o assento do banco lateral, mesmo sobre as costas do mesmo;
  • Função de escritório móvel com o seu tablet escritório integrado no encosto rebatível do assento central. Alvo de otimização, é agora orientável tanto para o passageiro como para o condutor;
  • Um espaço de armazenamento sob o assento central, com fecho por cadeado.

Pela primeira vez é proposta uma opção de cabine completa na versão Longa.

Tem bancos derivados dos utilizados no RIFTER e a segunda fila de bancos é escamoteável, privilegiando a carga.

Os espaços de arrumação foram pensados para as múltiplas utilizações, incluindo um segundo porta-luvas, localizado à frente do passageiro, já que o airbag está instalado no tejadilho.

Possibilita guardar um computador de 15 “ou ativar a refrigeração, enquanto recortes para cabos permitem o seu carregamento nesse espaço.

Mais características inéditas da Partner

O Peugeot i-Cockpit® instalado no Partner favorece uma posição de condução dinâmica, confortável e funcional.

Dois equipamentos surgem com grande utilidade para a manutenção dos custos de utilização e conservação da viatura:

– “Surround Rear Vision”, composto por duas câmaras, uma situada na base do retrovisor lateral do passageiro e outra no topo das portas traseiras assimétricas, totalmente chapeadas, para permitem:

  • Uma vista lateral, do lado do passageiro, que evita os ângulos mortos;
  • Uma vista traseira, para facilitar as manobras em armazéns, em zonas com muitos obstáculos (locais de obras/estaleiros), ou mesmo no meio urbano.

As imagens são apresentadas num ecrã posicionado no local do retrovisor interior para uma visão mais próxima do meio envolvente, reforçando a capacidade de resposta e a segurança.

– Indicador de excesso de carga:

  • A medição do peso feita de forma automática com o arranque do motor ou que pode também ser feita, com carro imobilizado, diretamente na célula de carga, através do comando dedicado situado na zona de carga;
  • Ao atingir-se 90% da carga total do veículo, acende-se um LED branco no respetivo comando; se for ultrapassado o limite máximo de carga autorizado, acende-se um LED âmbar, complementado por um alerta visual no tablier.

Esta ferramenta é uma garantia de segurança, porque, ao evitar o excesso de carga, o sistema impede alterações do comportamento em estrada e os riscos associados, como rebentamento de pneus, perda de controlo do veículo, o seu desgaste prematuro, consumos mais elevados ou ainda o risco de multas.

Mais tecnologia inédita:

  • Travão de estacionamento elétrico: Além da maior facilidade de utilização no quotidiano, o espaço libertado pelo travão de mão mecânico pode ser ocupado por um grande espaço de arrumação ou por um lugar de maiores dimensões na versão de 3 lugares
  • Cruise Control adaptativo: Mantém a velocidade programada e adapta a distância ao veículo da frente. A paragem total é possível nas versões com caixa automática de 8 velocidades.
  • Reconhecimento alargado de sinais de trânsito: Mostra o sinal de trânsito reconhecido e a velocidade máxima detetada é apresentada para adaptar a velocidade do limitador/regulador (cruise control).
  • Alerta ativo de transposição involuntária da faixa: corrige a trajetória em caso de desatenção do condutor.
  • Alerta de atenção do condutor graças à vigilância por câmara do comportamento do condutor e da análise dos movimentos do volante. Quando é detetada uma diminuição de atenção, é ativado um alerta sonoro e visual.
  • Active Safety Brake em caso de deteção do risco de colisão.
  • Controlo de estabilidade do atrelado: estabiliza o reboque para neutralizar as oscilações ou, se necessário, fazer abrandar o veículo.
  • Comutação automática das luzes de máximos e de médios.
  • A câmara de marcha-atrás Visiopark 180° reconstitui a zona traseira a 180° com possibilidade de apresentação de forma clássica, a 180° (vista de cima) ou zoom, na aproximação imediata do obstáculo.
  • Vigilância do ângulo morto, com aviso nos retrovisores exteriores.
  • Acesso e arranque mãos-livres.

A conectividade é assegurada por um grande ecrã tátil a cores de 8’’. Possui duas fichas USB, uma entrada tipo “Jack”, ligação Bluetooth e ainda recarga sem fios para smartphones.

O sistema é completado pelo Mirror Screen, compatível com Mirror Link®, Apple Carplay™ e Android Auto™.

A navegação 3D conectada está associada aos comandos por voz e permite uma busca de pontos de interesse simples e intuitiva.

A navegação tem em conta o trânsito em tempo real (TomTom Trafic). Além disso, mostra os parques de estacionamento, estações de serviço e a meteorologia local.

Conta também com:

  • PEUGEOT Connect SOS: envia um alerta em caso de acidente, faz a geolocalização do veículo e, se necessário, entra em contacto com os serviços de socorro.
  • PEUGEOT Assistance: possibilita ao utilizador entrar em contacto com a assistência PEUGEOT, que, consoante as informações comunicadas (geolocalização, número de série do veículo, quilometragem e alertas mecânicos enviados pelo computador de bordo), procede ao envio de um veículo de assistência.

Packs opcionais conectados:

  • Pack Monitoring: informa o utilizador das operações de manutenção a efetuar através de alertas no espaço pessoal MyPeugeot.
  • Pack Tracking: geolocaliza o novo PEUGEOT PARTNER em tempo real e presta assistência às forças da ordem em caso de roubo.

Para os gestores de frotas, empenhados nos ganhos de eficácia na gestão e otimização do seu parque, estão disponíveis 3 packs dedicados:

  • Pack Connect Fleet Management: proporciona o acompanhamento dos quilómetros percorridos segundo as horas de utilização, a avaliação precisa dos consumos e dos custos associados, ou ainda o seguimento em tempo real dos ciclos de manutenção e assistência;
  • Pack Eco-Condução: adiciona a análise de condução com conselhos personalizados ao condutor;
  • Pack Geolocalização: proporciona o acompanhamento geográfico do veículo em tempo real, os itinerários a percorrer e os tempos de paragem. É também possível programar uma zona obrigatória, com o envio de um alerta em caso de incumprimento dessa obrigatoriedade.

Além dos habituais níveis de equipamento, estão disponíveis versões “prêt à partir”, destinadas a utilizações específicas.

– Versão Grip, totalmente adaptada a terrenos de difícil acesso, em situações de carga pesadas, com sujidade e longas, mas também à necessidade de transportar 3 pessoas.

Com uma robustez a toda a prova, esta versão possui:

  • Uma distância ao solo aumentada
  • Rodas grandes com pneus Mud & Snow
  • Advanced Grip control
  • 3 lugares à frente
  • Piso de carga revestido a plástico
  • Carga útil aumentada para 1000 kg
  • Reforço da iluminação de área de carga
  • Pneu sobressalente.

– Versão Asphalt destinada aos grandes estradistas, que procuram conforto e segurança.

Esta versão possui:

  • Uma insonorização reforçada para uma acústica de referência
  • Bancos Confort
  • Surround Rear Vision
  • Travão elétrico secundário
  • Rádio conectado, com ecrã tátil de 8”
  • Regulador e limitador de velocidade
  • Sensores de chuva e luminosidade
  • Climatização manual.

Está também prevista uma gama completa de transformações, realizadas com os parceiros da Marca, para atividades de socorro e assistência, construção, transporte, entrega, isotérmica, 4×4, etc.