Já apresentado, o CX-80 é a nova proposta da Mazda: um SUV de até sete lugares que passa a ser o Mazda mais espaçoso da gama europeia… e com uma missão, a de se tornar no novo porta-estandarte da marca nesta região.

As pré-vendas deste modelo arrancam em maio e as primeiras unidades chegarão aos concessionários no outono de 2024.

Quanto a preços, a Mazda adianta que, em Portugal, começarão nos 63.304 euros (Despesas de Legalização e Transporte não incluídas).

cx-80

Maior, mais comprido e mais alto que o CX-60, o CX-80 está dotado de uma terceira fila de bancos rebatíveis, podendo mesmo ter três configurações diferentes para a segunda fila de bancos, incluindo uma opção de dois Captain Seats independentes com espaço de passagem para a terceira fila, ou combinados com uma (também) opcional consola central.

Motores disponíveis no CX-80

Nesta fase de lançamento, o CX-80 estará disponível com uma escolha de dois grupos motopropulsores: e-Skyactiv PHEV e s-Skyactiv D, que integrará o sistema mild-hybrid M Hybrid Boost 48V da Mazda.

No CX-80 híbrido plug-in, o sistema combina um bloco a gasolina de quatro cilindros e um motor elétrico, que juntos debitam uma potência total de 327 cv e garantem um binário máximo de 500 Nm.

A autonomia elétrica é de 60 km, as emissões de CO2 de 36 g/km e o consumo médio de combustível fica-se pelos 1,6 l/100 km, diz a Mazda.

Relativamente ao modelo movido a gasóleo, o motor diesel de seis cilindros em linha gera 254 cv. Os consumos deste modelo situam-se entre os 5,7 e os 5,8 l/100 km e as emissões de CO2 não ultrapassam os 151 g/km.

Os dois motores estão acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades e ao sistema de tração integral i-Activ da Mazda.

Ainda no que respeita a números, de destacara a capacidade de reboque deste SUV, que é de 2.500 kg.

Assistência ao condutor

Os sistemas de assistência ao condutor i-Activsense incluem novas características de segurança, estreadas neste modelo:

  • Cruising & Traffic Support com o novo Unresponsive Driver Support
  • Smart Brake Support com o novo sistema de mitigação de colisão frontal
  • Emergency Lane Keeping com o novo sistema de assistência para evitar o trânsito frontal