O sucesso do Golf não conhece fronteiras. Continua a ser o carro mais vendido na Europa e, em Portugal, é presença assídua na frota de muitas empresas. Conseguirá a nova geração prosseguir a tradição do Volkswagen mais bem-sucedido de sempre?

Continuidade. Um conceito que faz parte do dicionário do Golf há várias gerações; e esta oitava não foge à regra. Mantém as linhas de sempre e há maior fluidez nas óticas dianteiras e traseiras, agora totalmente em LED.

A postura mantém-se sóbria e competente, digna do maior embaixador de uma marca cada vez mais moderna e com prestígio granjeado junto das empresas.

Por baixo do capot, o Volkswagen Golf deixa de poder contar com o 1.6 litros TDI de 115 cv e passa a ter o novo 2.0 TDI com a mesma potência.

E este é um dos trunfos da marca: ao equipar o Golf com um motor diesel de dois litros com mais binário – 300 Nm – confere-lhe maior disponibilidade em todos os regimes.

Responde ao pedal do acelerador com prontidão e mostra-se capaz de quase competir com opções híbridas no que respeita a consumos; numa condução pouco exigente e em regime misto, facilmente são obtidos registos abaixo dos 5 litros aos 100 km.

https://fleetmagazine.pt/2021/01/22/vw-golf-carro-empresa-premios-fleet-magazine-2020/

Digital e simplificado

Já a bordo do Golf, as mudanças são notórias face à anterior geração. Principalmente na operação de simplificação a que foi submetido, com aumento do número de funcionalidades agora disponíveis.

Os controlos das mais variadas funções do Golf estão todos à disposição do único touchscreen instalado na consola central. Esta busca por integração e digitalização é bem aceite do ponto de vista estético, uma vez que o habitáculo só tem a ganhar. Mas desviar os olhos da estrada durante a condução (ainda que momentaneamente) para controlar, por exemplo, a temperatura do ar condicionado, é uma situação que pode não agradar a alguns condutores. Talvez necessite apenas de algum tempo de adaptação.

Impressões

Não é um carro para horas de diversão. É um estradista pensado para frotas que se encaixa perfeitamente em contexto urbano.

A nova geração diesel ganhou com o aumento de cilindrada, tornando-se assim mais disponível, mas mantendo níveis de consumo dentro das expectativas dos mais exigentes.

Em autoestrada, o Golf beneficia de um comportamento exemplar. Estável e seguro, mesmo em velocidades mais elevadas, há também mais conforto a bordo em relação à anterior geração.

golf