“Está apresentada mais uma proposta muito exclusiva, mesmo no âmbito da gama Kia”. Pedro Frazão, Head of Product da Astara Portugal, empresa representante da Kia em Portugal, define assim o novíssimo EV5, um “tecnologicamente avançado” C-SUV que chegará às mãos dos clientes-empresa a partir de 39.016 euros + IVA.
“Não fazia sentido lançar este carro se não fosse um “Long Range'”, acrescentou Pedro Frazão. Assim, além de ser comercializado no nosso país apenas em duas versões de equipamento (Tech e GT-Line), o EV5 conta com apenas um tipo bateria: NMC com 81,4 kWh de capacidade, capaz de assegurar até 520 km de condução com uma só carga em ciclo combinado WLTP. Em ambiente urbano, a Kia promete [uns quase inalcançáveis] 735 km de autonomia.
Ambas as versões de equipamento suportam carregamentos rápidos até 150 kW. Isto permite alcançar tempos de carregamento (10-80%) de cerca de meia-hora.

Kia EV5: estilo SUV ousado + funcionalidade
Num território povoado por propostas com já bastante peso no mercado (Peugeot E-3008, Škoda Enyaq, Ford Explorer ou até mesmo o novo Citroën ë-C5 Aircross), e algumas até com provas dadas, uma vez que já rodam nas estradas nacionais há mais tempo, o novo Kia EV5 apresenta-se ao serviço com uma tarefa difícil: fazer-se notar.
No entanto, o seu design robusto e comprovadamente requintado – a FLEET MAGAZINE teve oportunidade de conduzir este C-SUV elétrico entre Lisboa e Mafra – e o habitáculo muito espaçoso e flexível transparecem a ideia de que este é um automóvel que veio para ficar, mais não seja pela notória proximidade com os estilos de vida dos clientes europeus, que cada vez mais procuram carros de maiores dimensões com vertente zero emissões.
Bancos traseiros totalmente rebatíveis, um habitáculo “cuidado com o gosto europeu” e uma área de carga generosa fazem parte da filosofia deste projeto do EV5.
Na sua posição normal, a bagageira, com porta de acionamento elétrico na variante topo de gama, chega aos 566 litros de capacidade – podendo ser estendida até 1.650 litros com os bancos traseiros rebatidos. A este volume junta-se um frunk com 44 litros.
O ambiente tipo lounge é reforçado com os bancos que incluem funções de ajuste do apoio lombar em quatro direções e aquecimento.
Preços do novo Kia EV5
O lugar intermédio na gama SUV, posicionando-se entre o EV3 e o topo de gama EV9, colocam o EV5 num patamar muito apetecível. Além da dedutibilidade do IVA a 100% e da isenção do pagamento de Tributação Autónoma sobre os encargos, argumentos fiscais impossíveis de ignorar, o EV5 apresenta outro igualmente importante: o preço. Vendido para empresas a partir de 39.016 euros + IVA na versão Tech e a partir de 41.863 euros + IVA na versão topo de gama GT-Line.
Pensado para as estradas europeias
O EV5 está equipado com um motor elétrico acoplado ao eixo dianteiro. Esta unidade, que integra inversor e redutor, debita 218 cv de potência e produz um binário máximo de 310 Nm.
Além de contar com um sistema i-Pedal 3.0, que garante uma condução intuitiva e fácil com um só pedal – e que a FLEET MAGAZINE pôde comprovar -, o EV5 inclui ainda um sistema de regeneração inteligente, com patilhas junto ao volante. Este sistema não só melhora a eficiência energética como também o conforto de condução, ao utilizar dados de navegação para ajustar automaticamente a travagem e a velocidade em cruzamentos ou em momentos de alteração de limite de velocidade.
Uma experiência de condução próxima do premium
Não é um Kia EV9, mas supera, em muito, o nível de conforto e robustez a que outras versões da gama EV nos têm habituado.
O EV5 é um SUV que se integra no âmbito da estratégia global de eletrificação definida no “Plan S” da Kia. Um modelo que se integra no segmento maior e de mais rápido crescimento no velho continente e que vem, segundo o fabricante, “desempenhar um papel importante” no reforço da sua posição na mobilidade sustentável europeia.
Esse “papel importante” está patente em cada linha esculpida deste modelo, que ao volante transmite ao seu condutor sensações de enorme robustez e solidez, sempre com a promessa de que cada quilómetro percorrido será, além de livre de emissões poluentes, prazeroso e [mesmo] muito próximo dos argumentos premium que outros segmentos oferecem.































