O BYD Seal é um carro elétrico bem conseguido que mostra como a tecnologia e a eficiência podem conviver com conforto, espaço e prazer de condução. Não pretende ser exuberante, mas sim competente e convincente, conseguindo-o fazer com surpreendente maturidade

A palavra “Seal” (foca) alinha-se com a temática marinha da linha “Ocean” da BYD, que inclui modelos como o Dolphin (golfinho) e o Seagull (gaivota). A nomenclatura evoca características associadas a estes seres, como fluidez, agilidade e eficiência, mas “Seal” de “selo”, no contexto do título utilizado, certifica a segurança da aposta da marca em tecnologia, eficiência e fiabilidade.

E os resultados já apareceram: contabilizando só a venda de carros elétricos, a BYD já superou a Tesla em vendas na Europa, incluindo no mercado português. E só fica surpreendido quem ainda não conhece a gama de modelos da marca chinesa, jovem e moderna, tecnologicamente evoluída, com uma qualidade de construção e de materiais ao nível europeu.

Ao entrar no habitáculo do Seal, somos recebidos por um ambiente que conjuga minimalismo com sofisticação digital. Como acontece em alguns modelos da BYD, o ecrã central rotativo de 15,6 polegadas rouba as atenções e a interface, fluída, personalizável, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, está cada vez mais afinada, havendo controlos por voz de algumas funções e também um sistema de som capaz de transformar uma viagem numa sala de concerto. Atrás do volante, o painel de instrumentos de 10,25’’ tem leitura fácil, há carregador sem fios para o smartphone e várias portas de carregamento USB-C.

byd seal

Com 4,8 metros de comprimento e uma generosa distância entre eixos de 2,92 metros, o Seal proporciona bancos traseiros confortáveis, com espaço suficiente para as pernas e cabeça, apesar do tejadilho descendente estilo coupé. Se os 400 litros disponibilizados pela bagageira podem limitar as necessidades de uma família, o seu aproveitado e a largura do respetivo acesso ajudam. Criado para guardar cabos ou pequenos objetos, à frente há um pequeno compartimento adicional de 53 litros.

BYD Atto 3 vence categoria “Carro de Empresa” de 27.500 euros a 35 mil euros nos Prémios Fleet Magazine 2023

Conduzir o BYD Seal Design, a versão que dispõe exclusivamente de um motor e tração traseira, não é menos agradável do que a versão Excellence com dois motores e tração integral; para a maioria dos utilizadores, 312 cv chegam e sobram para atingir uma condução suficientemente dinâmica, ou simplesmente desfrutar uma experiência de grande suavidade e conforto.

Os 360 Nm de binário permitem uma aceleração convincente, mas é na progressividade da entrega de potência e na precisão da resposta ao acelerador que realmente convence. A direção está bem calibrada para uso urbano e em estrada, e os modos de condução permitem adaptar a resposta do motor e do acelerador às circunstâncias, sem recorrer a artifícios exagerados. O centro de gravidade baixo contribui para um comportamento em curva previsível e agradável.

A bateria LFP de 82,5 kWh oferece até 570 km de autonomia no ciclo WLTP. O que mais impressiona é mesmo a eficiência do conjunto, já que facilmente se conseguem obter consumos abaixo dos 17 kWh/100 km em condução mista. O carregamento rápido em DC chega aos 150 kW, o que permite repor 30% a 80% em menos de meia hora. Em AC, o carregador de bordo é de 11 kW.

A BYD oferece seis anos de garantia geral ou 150.000 km e 8 anos (ou 200.000 km) para a bateria, com limite de 70% da sua capacidade. Números que demonstram a confiança da marca que é também a maior fabricante mundial de baterias para carros elétricos.

Impressões

Impondo uma presença visual fluida e elegante, pequenos detalhes na carroçaria e nas entradas de ar, por exemplo, ajudam a incrementar um dos coeficientes aerodinâmicos mais baixos do segmento. O resultado? Menor resistência ao ar, maior autonomia e uma sensação de estabilidade notável em autoestrada.

Um dos trunfos de outros modelos que também a utilizam a base tecnológica do Seal é a e-Platform 3.0. Ao integrar todos os elementos críticos de um automóvel elétrico (bateria, motores, eletrónica de potência e controlo térmico) faz uma gestão mais eficiente da energia, retira peso ao conjunto e melhora a aerodinâmica.

Custo de aquisição, valores de renting e características do BYD Seal Design

Custo de aquisição37.742 euros + IVA
Renda 36 meses846 euros + IVA
Renda 48 meses773 euros + IVA
Motor elétrico312 cv
Binário máximo360 Nm
Consumo combinado16,6 kWh/100 km
Bateria82,5 kWh (úteis)
Autonomia570 km (combinada)
Carga máxima AC11 kW
Carga máxima CC150 kW
*Valores Ayvens. Quilometragem técnica máxima: 200.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição