Carregar nos ombros a responsabilidade de ser o modelo mais vendido de uma marca não é tarefa fácil. A isso acresce o facto de ter sido o primeiro modelo desenvolvido exclusivamente por um emblema que em Portugal nem cinco anos tem. Estes pressupostos conferem ao CUPRA Formentor uma importância acrescida e o estatuto de bestseller. Será que o justifica?

Desde o seu lançamento já vendeu qualquer coisa como 430 mil unidades. Em 2023, o Formentor liderou as tabelas de vendas da CUPRA, com mais de 120 mil unidades matriculadas em todo o mundo. Em 2024, o SUV – ou melhor, o CUV, ou seja, um SUV “à la CUPRA” – que recebeu o seu nome de um cabo e uma praia da ilha espanhola de Maiorca, conseguiu a proeza de chegar às mãos de 1.009 clientes portugueses. E desde 1 de janeiro até à data, já foram matriculadas 269 unidades.

Estes números são suportados por um caráter vincadamente desportivo, com foco na performance e uma atenção bastante cuidada ao design – mais refinado nesta nova geração.

E se esta personalidade com inspiração desportiva cativa os clientes particulares, as empresas que valorizam a sua própria imagem e que querem entregar aos seus colaboradores um automóvel diferenciado podem considerar o Formentor na sua lista de compras: perfila-se como opção segura, não só pelo seu desenho, com cada vinco da carroçaria a ser esculpido com mestria, mas também pela eficiente solução híbrida plug-in e-Hybrid que equipa, capaz de debitar 272 cv de potência e prometer até 120 km de condução em modo puramente elétrico.

Com tudo isto que a caracteriza, a CUPRA está também a conseguir corresponder aos desafios impostos pelas necessidades de sustentabilidade e redução de emissões de CO2 com os quais as empresas se deparam, sem nunca sacrificar a oferta de equipamento e tecnologia a bordo, uma vez que este é um dos fatores que mais contribui para a retenção do valor futuro de cada unidade.

cupra formentor

CUPRA Formentor renovado por dentro e por fora

O novo Formentor incorpora a nova linguagem de design exterior – transportada também para o recente 100% elétrico Tavascan – e apresenta um interior mais digital e melhorado (pese embora a ausência de controlos físicos para o ar condicionado seja um elemento negativo a apontar).

O sistema infotainment com ecrã de 12,9 polegadas é uma das novidades nesta nova geração Formentor: está maior, inclui cursor retro iluminado e é de muito fácil e intuitiva utilização.

cupra formentor

A compatibilidade sem fios com Android Auto e Apple CarPlay é já indispensável em automóveis mais modernos, e o Formentor não foge à regra.

Cupra Leon ganha tração na marca e mais autonomia na versão PHEV

Dinâmico e responsivo

O seu comportamento em estrada é um dos seus maiores atributos: o Formentor tem “um pisar” na estrada digno de um automóvel de categoria superior.

Desenvolvido sob a plataforma que o Leon e o Golf utilizam, o Formentor tem no seu chassis um dos seus maiores aliados: assegura bom comportamento e agilidade em curva, sem nunca comprometer o conforto, em grande parte sustentado por uma suspensão deveras confortável.

A dar resposta ao pedal do acelerador está um conjunto híbrido composto por um bloco 1.5 a gasolina e um motor elétrico que, juntos, debitam uma potência máxima de 272 cv e produzem um impressionante binário de 400 Nm.

A garantir a condução em modo elétrico está uma bateria com 19,7 kWh de capacidade (muito maior do que a de 10,8 kWh que equipava a anterior versão).

Um dos principais argumentos do Formentor e-Hybrid é o facto de poder receber carregamento rápido até 50 kW em corrente contínua (CC). Em corrente alternada (AC), este plug-in pode carregar em velocidades até 11 kW.

Preço especial para empresas e ENI

A CUPRA tem neste momento uma campanha válida para Empresas e ENI (até 31 de agosto de 2025) e limitada ao stock existente. Valor de 33.490 euros (+ IVA) para o Formentor 1.5 e-Hybrid de 204 cv DSG Special Edition.