O Kia e-Niro chegou finalmente a Portugal, dois anos após o seu lançamento europeu
Razões de disponibilidade do produto para o mercado português, atrasaram a comercialização regular do Kia em Portugal.
Um carro com bastante interesse para as empresas, que podem beneficiar de diversos incentivos na sua aquisição.
O importador antecipa que 90% das matriculas sejam atribuídas a clientes profissionais e antecipou um preço especial para empresas (desconto mínimo para frotas): 35.800 euros sem IVA.
Estas são as características mais importantes do “novo” Kia 100% elétrico, comercializado em Portugal exclusivamente com a bateria de maior capacidade:
- Motor elétrico: 150 kW (equivalente a 204 cv entre as 3800 e as 8000 rpm;
- Binário máximo: 395 Nm entre as 0 e as 3600 rpm
- Bateria de polímero de iões de lítio, 356 V;
- Capacidade da bateria: 64 kWh;
- Consumo combinado/Autonomia: 159 Wh / 455 km (WLTP)
- Carregador de bordo 7,2 kW
- Capacidade de carregamento: até 100 kwh
Veja aqui dados técnicos mais detalhados do Kia e-Niro 2020
Preços do Kia e-Niro em Portugal
O preço final do Kia e-Niro em Portugal é de 50.817 euros, com despesas de transporte e de legalização incluídas.
Isto corresponde a 41 314 euros + IVA. Ou seja, a Kia está a oferecer para este modelo em Portugal uma vantagem de cerca de cinco mil euros aos clientes empresas.
Porém, a campanha de lançamento do modelo para particulares coloca o preço nos 45.500 euros.
Como todos os modelos Kia, o e-Niro possui garantia de 7 anos ou 150 mil quilómetros.
A bateria e o motor elétrico ficam naturalmente protegidos por esta garantia
Equipamento principal do Kia e-Niro
Sendo essa uma importante vantagem em termos de espaço interior, comportamento e eficiência, o Kia e-Niro foi o primeiro modelo da Kia concebido para albergar mecânicas eletrificadas.
Renovado em 2019 para poder conter mais equipamento e ajudas à condução, além das novidades estéticas, contém de série ou pode receber:
- Sistema de travagem regenerativa inteligente;
- Travão de Estacionamento Elétrico (EPB) comandado através de botão situado no novo painel da consola central;
- Seleção do Modo de Condução (DMS), que permite adaptar a condução ao gosto pessoal;
- Sistema de Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM)
- Aviso de Colisão Frontal com Assistência de Prevenção de Colisão Frontal
- Controlo de Velocidade Inteligente com função Stop & Go
- Assistente de Máximos
- Aviso de Atenção do Condutor
- Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem
Experiência da condução 100% elétrica
Projectado para ser prático, o habitáculo do Niro EV diferencia-se das restantes versões na consola central, sem a alavanca da caixa de velocidades tradicional, onde um novo seletor rotativo comanda as posições do motor elétrico.
Além de elementos decorativos exclusivos e de novas zonas de arrumação, o ecrã tátil de 7,0 polegadas HMI (interface homem-máquina), localizado no centro do tablier, oferece um conjunto de recursos específicos do modo elétrico:
- Localização de pontos de carregamento nas proximidades;
- Monitorização da carga;
- Indicação da autonomia;
- Quantificação das emissões de CO2 poupadas na viagem e no acumulado, em comparação com
um veículo a gasolina com dimensões idênticas; - Definição de uma hora de partida aproximada para a próxima viagem, fazendo com que o e-Niro aqueça até uma temperatura pré-definida antes de o condutor arrancar;
- Gestão inteligente da quantidade de energia elétrica durante o carregamento, para aumentar a longevidade da bateria.
O facto de ter sido desde logo projetado para a eletrificação, garantiu a optimização da colocação dos diferentes componentes.
Por isso, as quotas de habitabilidade do e-Niro são proporcionais à volumetria exterior.
Graças a uma distância entre eixos de 2700 mm, aos 1805 mm de largura e aos 1560 mm de altura da carroçaria, além de suficiente espaço traseiro para as pernas, os 451 litros de espaço de carga são igualmente bons, havendo ainda uma zona de arrumação especifica para acomodar o cabo de carregamento.






