A Mitsubishi dá as boas-vindas ao novo Eclipse Cross, o seu primeiro SUV compacto 100% elétrico orientado para uma nova era.
Desenhado com vista a competir no mercado europeu, assinala um ponto de viragem para a Mitsubishi, que adere assim à eletrificação total e apresenta o seu primeiro veículo movido exclusivamente a bateria desde o i-MiEV.
Substitui uma geração que, até aqui, oferecia uma mecânica PHEV.
Conteúdo deste artigo
Produzido na Europa, para a Europa
Frank Krol, presidente e CEO da Mitsubishi Motors Europe, diz que o novo Eclipse Cross desempenhará um papel fundamental, à medida que a marca prossegue a sua jornada rumo à eletrificação no velho continente.
Produzido em Douai (França), o Eclipse Cross junta-se ao novo Grandis e à gama revitalizada da marca, que inclui os também recentemente apresentados ASX e Outlander PHEV.
Com chegada prevista ao nosso país a partir da primeira quinzena de dezembro de 2025, o Eclipse Cross terá um preço de 44.500 euros, havendo no entanto uma campanha de lançamento com preço especial para as primeiras 50 unidades encomendadas: 43 mil euros.
A marca diz que o Eclipse Cross foi desenhado para ser o veículo principal de uma família, prometendo nesta fórmula a conjugação perfeita entre deslocações diárias zero emissões e aventuras de maiores distâncias. Para tal em muito contribui a bateria com 87 kWh, que permite percorrer mais de 600 km com uma só carga. Ainda assim, para 2026 está prevista uma versão com autonomia intermédia.
O primeiro 100% elétrico da Mitsubishi para a era moderna
No coração do renovado e agora 100% elétrico Eclipse Cross está a plataforma CMF-EV. A bateria de 87 kWh está ligada a um conjunto EESM – Electrically Excited Synchronous Machine e a uma transmissão de velocidade única, oferecendo por isso uma potência total de 220 cv e produzindo um binário máximo de 300 Nm.
Permite tanto carregamento no Modo 2 como carregamento AC (corrente alternada) no Modo 3 até 11 kW. A isso acresce o facto de poder ser carregado num ponto de carregamento rápido CC (corrente contínua) até 150 kW.
A bordo da digitalização
O novo Eclipse Cross estabelece a ponte entre a eletrónica de consumo e a eletrónica automóvel.
Ao volante, o condutor tem à sua disposição um ecrã de infotainment de 12,3’’, funcionando como a interface central da experiência digital a bordo.
A resolução de 960 x 1280 do ecrã vertical 3:4 permite uma clareza instantânea das informações e, com uma barra de navegação fácil de utilizar na parte superior, simplifica o acesso e a mudança entre diferentes funções e informações.
O ecrã central é complementado pelo Digital Driver Display, também de 12,3’’, que apresenta os dados mais importantes para a condução.
Inclui, tal como os outros veículos elétricos da Aliança, integração Google (Google Maps, Google Play e Google Assistant, este último a utilizar o reconhecimento de voz em linguagem natural para comandar elementos como a navegação, o streaming de multimédia e as funcionalidades do telefone e do veículo).
A isso junta-se uma aplicação Mitsubishi Motors, que oferece ao utilizador um controlo total sobre o seu automóvel via smartphone: pode aceder a funcionalidades como o Localizador de Veículos, o Painel de Instrumentos, o Pré-condicionamento Remoto, o Carregamento Remoto ou a Buzina e Luzes Remotas.
Segundo a marca, os clientes podem ativar as funcionalidades conectadas junto do concessionário a partir do ecrã central de infotainment e, assim que tal ocorra, as subscrições de avaliação são iniciadas. Quando o veículo for emparelhado com uma conta da Mitsubishi Motors, as subscrições ficarão visíveis na aplicação.
Comodidade e conforto de mãos dadas com a segurança
O novo Eclipse Cross inclui um conjunto de tecnologias que protegem os passageiros em caso de acidente, incluindo sete airbags (dois dianteiros, dois de cortina, dois de tórax e um dianteiro central) e três pontos de fixação ISOfix (dois nos bancos traseiros e um no banco do passageiro dianteiro).
Concebido para minimizar as hipóteses de ocorrência de acidentes, inclui um conjunto de 20 sistemas avançados de assistência à condução, alimentados por um conjunto de sensores, 12 deles ultrassónicos.
O veículo emite um aviso sonoro de entre 56 e 75 dB para peões, ciclistas e outros transeuntes. Este sistema ativa-se automaticamente quando o motor é colocado em funcionamento, e aciona o som a velocidades de entre 1 e 30 km/h, passando para o modo de espera quando a velocidade excede os 25 km/h. Quando a velocidade desce abaixo deste patamar, o sistema reativa-se. Além disso, é possível escolher entre sons neutros e expressivos.
Relativamente a espaço, e com os bancos traseiros na posição mais avançada, o volume da bagageira é de 4789 litros, podendo este ser aumentado para uns expressivos 1.670 litros, rebatendo a fila de bancos traseiros.
Compromisso de Serviço Mitsubishi
Tal como nos restantes modelos da marca vendidos no continente europeu, o Compromisso de Serviço Mitsubishi está presente neste novo veículo, e inclui garantia de fábrica de cinco anos ou 100 mil km, mais três anos adicionais de cobertura condicional alargada, o que eleva o total para oito anos/160 mil km.
Também a bateria de tração conta com uma garantia alargada de oito anos ou 160 mil km.
A garantia anticorrosão é de 12 anos.









