O PEUGEOT 3008 é, muito justamente, o SUV que disputa ao Nissan Qashqai a liderança da classe em Portugal.
A gama é também a quarta mais matriculada pelo construtor francês no nosso país em 2020.
A partir de janeiro de 2021 conta com uma versão actualizada, com frente renovada e pequenas alterações no posto de condução e no equipamento. Em termos de motores também existem novidades.
Todas as motorizações a gasolina 1.2 e 1.5 BlueHDi (a gasóleo), nas versões Active, Active Pack, Allure, Allure Pack, merecem propostas para empresas dentro do 2.º patamar da Tributação Autónoma. De igual modo também com o motor 1.5 BlueHDi de 130cv CVM6 do nível GT.
No mesmo escalão ficam as versões híbridas “plug-in” com 225 cv e as versões Allure e Allure Pack de 300 cv, uma vez que a autonomia em modo eléctrico e as emissões de CO2 permitem a dedução do IVA da sua aquisição por parte das empresas (a partir de 31.571 euros).
Um primeiro contacto com a versão “plug-in” de 225 cv permitiu confirmar o excelente equilíbrio entre conforto e estabilidade que caracteriza esta geração do 3008. A agilidade e precisão da condução estão igualmente em destaque.
Mais complicado será percorrer os 58 km em modo eléctrico prometidos para esta versão.
A habitabilidade não é alterada em relação à primeira versão da atual geração do Peugeot 3008.
Conteúdo deste artigo
PVP Peugeot 3008 para Portugal
Esta é a política de preços do renovado 3008 para Portugal:
Como novidade, a versão “Black Pack” complementa cada um dos três níveis de equipamento – Active, Allure e GT – com detalhes específico de equipamento ou de personalização em negro.
Novidades mecânicas
A principal novidade de Peugeot 3008 a partir de janeiro de 2021 é a disponibilidade em Portugal do motor a gasolina 1.6 PureTech 180 cv EAT8.
O acesso à gama continua a ser feito através do 1.2 Turbo, a gasolina, com 130 cv e transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades.
A oferta diesel continua a ser assegurada pelo motor 1.5 BlueHDi com 130 cv, igualmente em versões com transmissão manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades.
Com particular interesse para empresas, as duas motorizações híbridas plug-in distinguem-se entre si pela existência de um ou de dois motores eléctricos em complemento do motor térmico 1.6, a gasolina:
– Hybrid 225 cv e-EAT8: tração dianteira, motor de 200 cv a gasolina + motor eléctrico de 110 cv (81 kW). Emissões CO2 a partir de 29 g/km e 56 km de autonomia 100% eléctrica, homologação WLTP;
– Hybrid4 300 cv e-EAT8: tração total, motor de 200 cv a gasolina + motor eléctrico de 110 cv (81 kW) sobre o eixo dianteiro e motor eléctrico de 112 cv (83 kW) no eixo traseiro. Emissões CO2 a partir de 29 g/km e 59 km de autonomia 100% elétrica (WLTP).
A bateria de iões de lítio de 13,2 kWh do 3008 HYbrid4 e de 11,8 kWh do 3008 HYbrid 225cv, ajojada na parte traseira da plataforma Emp2 retira alguma capacidade à bagageira: 395 litros em vez de 520 litros.
A bateria permite duas soluções de carregamento: 3,7 kW através de equipamento de série fornecido com o carro ou por um carregador de 7,4 kW, igualmente monofásico, em opção.
Apresenta os seguintes tempos de recarga:
- 1h45 a partir de uma Wall Box 7,4 kW;
- 4 horas com o carregador monofásico de 3,7 kW ligado a uma tomada doméstica de 16 A;
- 7 horas com o carregador monofásico de 3,7 kW ligado a uma tomada doméstica de 8 A.
Pode consultar aqui todas as características técnicas de motor do renovado Peugeot 3008.
Novidades de equipamento
Com subtis alterações de equipamento, o renovado 3008 mantém o i-cockpit, caracterizado por um volante achatado de pequenas dimensões.
Atrás do volante passa a contar com um novo painel de bordo digital de 12,3 polegadas, inteiramente parametrizável e personalizável.
Na consola central existe ainda um novo touchscreen de 10 polegadas, de alta definição, que conta com um conjunto de sete teclas “de piano” para dar acesso direto às seguintes funções: rádio, climatização, navegação 3D conectada com controlo por voz, parâmetros do veículo, telefone, aplicações móveis e avisos de perigo.
As versões híbridas plug-in têm uma tecla adicional, específica, para aceder ao menu das funções elétricas.
Todas as motorizações térmicas com caixa de velocidades automática passam a dispor de série de um seletor de condução que permite optar entre os modos Normal, Sport ou Eco.
Nas versões plug-in, este seletor alterna entre os modos Eletric (por defeito no arranque), Hybrid, Sport ou 4WD, este último apenas na variante HYBRID4 de 300 cv.
ADAS do Peugeot 3008
Consoante a versão, o renovado Peugeot 3008 pode contar com:
- Sistema de visão noturna (Night Vision), que permite a deteção de seres vivos (peões ou animais) na frente do veículo à noite ou em zonas de visibilidade reduzida;
- O controlo de velocidade adaptativo com Stop and Go (caixa automática EAT8) adiciona o re-arranque automático do veículo se a paragem for inferior a 3 segundos. Caso contrário, um simples toque no pedal do acelerador ou no próprio volante ativará a função;
- Ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem (ligada ao ACC STOP and Go);
- Travagem automática de emergência de última geração (deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, dos 5 aos 140 km/h, dependendo da versão) exibindo alerta de risco de colisão;
- Reconhecimento alargado dos sinais de trânsito (Stop, sentido proibida, proibição de ultrapassagens, etc.).
Ajudas à condução e equipamento de conforto:
- Cruise Control adaptativo com função 30 km/h nas versões de caixa manual, com aconselhamento de distância ajustável para com os restantes veículos;
- Câmara traseira a 180° ou câmaras à frente e atrás a 360°;
- Park Assist, assistência ativa ao estacionamento em sequência ou em espinha;
- Alerta ativo de transposição involuntária de faixa (ou dos limites da estrada) com correção de trajectória;
- Alerta de atenção do condutor;
- Comutação automática dos máximos;
- Reconhecimento dos sinais de velocidade e preconização;
- Sistema ativo de vigilância do ângulo morto (com correção de trajetória), disponível a partir dos 12 km/h;
- Advanced Grip Control, antipatinagem otimizada com 4 modos de aderência: Normal, Neve, Lama, Areia. Com pneus específicos;
- Hill Assist Descent Control (HADC) para melhor domínio do veículo em encostas mais íngremes;
- Portão de bagageira motorizado com Easy Open (mãos-livres);
- Teto panorâmico com abertura;
- Bancos com função de massagem multiponto;
- Travão de estacionamento eléctrico.






































