Vibrantes, relevantes e assentes numa filosofia de design que mantém a tradição. Dois modelos essenciais para a SEAT, que revela agora as edições de 2026 do Ibiza e Arona
A SEAT está a atualizar os modelos Ibiza e Arona. Após um percurso bem-sucedido em diversos mercados, os dois modelos recebem melhorias, porém seguram na sua linguagem os argumentos que até aqui os colocavam em muitas listas de compras: um caráter jovem, prático e funcional.
30% dos clientes Ibiza na Europa têm menos de 30 anos de idade. É um carro jovem, percebido como jovem
Em novembro de 2025 a marca começa a anunciar os preços, embora David Albós, diretor geral da SEAT e CUPRA no nosso país, já tenha assegurado que para as atualizadas versões, os preços não irão sofrer alterações relativamente ao praticado na geração anterior pela marca sediada em Martorell. As entregas, essas, acontecem em janeiro de 2026.
Para os renovados Ibiza e Arona há ainda uma novidade, embora não se observe imediatamente: em 2027 a marca promete uma versão mild hybrid (MHEV). Com esta abordagem de eletrificação suave, a marca dá um passo de gigante na concretização de um objetivo – ter pelo menos uma versão eletrificada em toda a sua gama até 2028.
SEAT: uma marca com História
Em 75 anos, a SEAT já vendeu qualquer coisa como (aproximadamente) 21 milhões de automóveis. O Ibiza faz parte de mais de metade desse período, tendo mesmo sido responsável por 29% dessas vendas (seis milhões de unidades). Já o Arona, muito mais jovem, foi responsável por 750 mil vendas desde 2017 – este urban crossover é verdadeiramente um segundo pilar no sucesso de vendas da SEAT.
E ao longo de todos estes anos os números da SEAT mantêm-se sólidos, senão vejamos: em 2025 a marca entregou quase 200 mil automóveis em todo o mundo.
Razões de sobra, por isso, para a marca espanhola do Grupo VW, importada para Portugal pela SIVA|PHS, decidir fazer algumas alterações estéticas (ainda que pequenas) e mecânicas nestes dois campeões de vendas.
Conteúdo deste artigo
Um restyling que assenta em três pilares
Fernando Salvador, Head of SEAT Product Marketing, revelava à imprensa, por altura da apresentação internacional do Ibiza e Arona na ilha espanhola de Ibiza, que a renovação operada nestes dois modelos não se cingiu apenas ao design, foi mesmo “uma renovação de marca” e que procurou disponibilizar uma oferta mais simples para os seus clientes.
Assim, este restyling agora operado assenta em três pilares fundamentais:
- Renovação do design exterior, com apontamentos ligeiros, que mantêm a identidade;
- Melhorar a qualidade geral relativamente às versões anteriores (aumentou-se o equipamento de série em cada nível de equipamento);
- Melhorar a relação qualidade-preço do(s) produto(s).
Galeria SEAT Ibiza
Sob o capot
Os renovados Ibiza e Arona equipam uma gama de motores com potências compreendidas entre os 80 cv e os 150 cv. Assim, os modelos criados em Martorell oferecem uma condução dinâmica adaptada a todas as necessidades, com os seguintes motores:
- 1.0 MPI de 80 cv e 3 cilindros com caixa manual de 5 velocidades (exclusivo do Ibiza);
- 1.0 TSI de 95 cv e 3 cilindros com caixa manual de 5 velocidades;
- 1.0 TSI de 115 cv e 3 cilindros com caixa manual de 6 velocidades ou caixa DSG de 7 velocidades;
- 1.5 TSI 150 cv de 4 cilindros com caixa DSG de 7 velocidades (exclusivo do Ibiza).















