O Volkswagen ID.7, a mais recente estrela elétrica da família ID da marca alemã, por razões de preço, de habitabilidade ou de qualidade de construção procura colocar-se nos patamares das gamas Passat e/ou Arteon.

Naturalmente contrasta por dispor de mecânica 100% elétrica, com autonomia combinada homologada para até 715 km na versão com bateria de 82 kWh.

O VW ID.7 Pro, com bateria de 77 kWh e autonomia combinada anunciada para 620 km, será o primeiro a ser comercializado em Portugal.

Já tem preço: 59.910 euros, valor com IVA ou sensivelmente 48.707 euros, valor sem IVA e sem desconto para frotas.

A gama compreende três versões: ID.7 Pro, ID.7 PRO S, e ID7 GTX. As duas primeiras com motor de 286 cv/545 Nm de binário, variando a capacidade de bateria. O ID.7 GTX apresenta motor de 340 cv.

As capacidades máximas de carregamento são de 175 kW e 200 kW (ver tabela).

PROPRO SGTX
Bateria (capacidade liquida)77 kWh86 kWh77 kWh
Autonomia combinada (WLTP)620 km715 km/h600 km/h
Carregamento rápido (DC)175 kW200 kW175 kW
Potência286 cv286 cv340 cv
Binário545 Nm545 NmNA
Velocidade máxima180 km/h180 km/h180 km/h
Disponibilidade PortugalImediatajulho 2024julho 2024
PVP (inclui IVA)€ 59.910

Volkswagen ID.7: limousine elétrica premium com 700 km de autonomia

Potencial para frotas. Residual será importante

Com 4,86 metros de comprimento, a roçar os cinco metros, o VW ID.7 é um carro grande: 20 centímetros maior do que o Passat de cinco portas e maior até do que o Arteon.

É também mais largo e possui uma distância entre eixos maior do que a do Passat ou do Arteon.

Em termos de dimensões, o ID.7 é mais comprido do que o BMW i4, um pouco maior do que o Mercedes-Benz EQE e ligeiramente menor do que o BMW i5, sendo que estes dois últimos jogam noutro campeonato de preço.

Face ao BMW i4, o ID.4 tem a seu favor a eficiência e a autonomia. Leva também a melhor na habitabilidade dos passageiros e capacidade da bagageira (532 litros), fruto da configuração do interior e de uma maior distância entre eixos. Fica atrás na potência do motor e nas prestações, com a velocidade máxima do ID.7 limitada a 180 km/h.

O valor residual será fundamental para obter uma boa renda. Mas a concorrer num patamar de preço mais elevado a Volkswagen é, entre as marcas generalistas, a melhor posicionada neste aspeto.

Outro fator a ter em conta é o realinhamento de preços da gama ID feito pela marca alemã no nosso país e que permite colocar o ID.7 Pro com um PVP (com IVA) abaixo do Arteon TDI ou PHEV ou a par da carrinha Passat TDI (se considerarmos o preço do ID.7 deduzido do IVA) e até do PHEV (também passível de deduzir o IVA ao custo de aquisição).

Na fase de lançamento, por 700 euros/mês (+ IVA), o VWFS tem uma proposta renting para o ID.7 Pro com 286 cv, bateria de 77kWh e pintura metalizada. Para um contrato a 60 meses/50.000 km, principais serviços incluídos.

Para uma solução típica para empresa a 48 meses/100.00 km, esse valor sobe aos 1041,88 euros, IVA incluído (sensivelmente 850 euros/mês + IVA, simulação site da Volkswagen a 15/01/2024, com 2% de franquia no seguro).

Porém, a aquisição para propriedade (eventualmente junto com um dos planos de manutenção disponibilizados pela Volkswagen ou pelo Volkswagen Financial Services) permitirá que as empresas possam fazer a dedução imediata do IVA e efetuar uma depreciação a uma taxa máxima de 25%/ano, por enquanto não sujeita a Tributação Autónoma. Com esta modalidade, após três anos, será possível considerar um valor residual competitivo no caso de ser equacionada a renovação da viatura.

Habitabilidade e Equipamento

Além de espaçoso, o interior do Volkswagen ID.7 chama desde logo à atenção pela imponência do ecrã táctil central de 15 polegadas.

O ambiente interior é o de uma viatura premium. O ID.7 introduz um novo controlo climático dos bancos e promete novas funções de massagem para maior conforto em viagem.

A par da nova disposição dos menus presentes no sistema de infoentretenimento instalado no ecrã central de 15’’instalado no centro do tablier, atrás do volante, passa a contar com um head-up display de realidade aumentada, que projeta no vidro toda a informação relevante no campo de visão do condutor, possibilitando com isso a redução da dimensão e da informação presente no painel de instrumentos.

Sendo um opcional, o teto panorâmico com tecnologia ‘Smart Glass’ dispensa a presença de cortina interior. Assim é porque possui uma camada de cristais líquidos dispersos em polímero integrado no vidro, o que permite escurecê-lo ou clareá-lo consoante a ação dos raios solares ou preferência de iluminação natural do habitáculo.

Como equipamento de série, o VW ID.7 Pro já disponível contém:

  • Jantes de 19’’
  • Volante multifunções aquecido
  • Sistema de navegação
  • Head-up display de realidade aumentada
  • Câmara traseira de ajuda ao estacionamento
  • Travel Assist
  • Ar condicionado Climatronic de duas zonas
  • Park Assist
  • Tejadilho em preto
  • Abertura elétrica da bagageira

ID.7 em versão Variant

Apesar do modelo de carroçaria já não ser tão popular como há uns anos, o ID.7 “carrinha” poderá ter interesse para o canal corporate.

A versão está prometida para o final de 2024/início de 2025 e promete reforçar os atributos de conforto e habitabilidade da berlina ID.7.

Embora não tanto pela capacidade de mala, já que as primeiras informações projetam uma volumetria de apenas 545 litros (532 litros no sedan).

As imagens da carrinha ID.7 entretanto disponibilizadas revelam também uma silhueta que, apesar de manter praticamente as características dinâmicas da berlina, aparenta ser mais “conservadora” em termos de linhas.