
Com base no princípio da liberdade de escolha, a partilha de carro permite ao utilizador deslocar-se de modo flexível e de acordo com as necessidades do momento, porque o carro não tem de ser recolhido ou devolvido em locais previamente fixados. O veículo pode ser alugado e estacionado em qualquer lugar dentro de uma determinada área e esta é apenas uma das 10 razões para evoluir para uma solução car-sharing.
1.º – Em média, um carro passa a maior parte de seu tempo estacionado em espaços de estacionamento privado ou público, enquanto o seu utilizador está no trabalho, a descansar ou a executar outras tarefas. Portanto, faz mais sentido usar um carro apenas quando ele é realmente necessário.
2.º – Isto significa que é possível economizar nos custos fixos mensais do seguro, do combustível, do estacionamento, dos impostos e da manutenção. Estes valores estão incluídos no custo por minuto do aluguer dos veículos.
3.º – A opção pelo car-sharing permite a mesma liberdade de escolha e utilização caso fosse o proprietário de uma viatura. Não é um substituto do transporte público, antes um produto complementar que torna os utilizadores menos dependentes de horários.
4.º – O car-sharing representa liberdade na escolha do carro mais adequado: um dois lugares compacto para uma rápida viagem de compras ou um cinco lugares espaçoso para uma viagem com toda a família.
5.º – Os utilizadores do car-sharing estão a contribuir para algo de positivo em favor do ambiente. Inquéritos mostram que a partilha de carro redistribui o trânsito e contribui para aliviar o peso do automóvel nas cidades em dois aspectos: lugares de estacionamento e emissões de carbono, principalmente se estivermos em falar de uma frota de viaturas car-sharing 100% eléctricas.
6.º -A solução car-sharing pode substituir um segundo carro: a possibilidade de optar por um veículo de partilha concede a possibilidade de aumentar a mobilidade sem custos acrescidos e dá maior liberdade de escolha a todos os membros de uma família ou organização.
7.º – O “stress” de encontrar estacionamento é minimizado e há mais liberdade de escolha de lugares de estacionamento. É possível estacionar o carro de car-sharing em lugares municipais ou acordados com operadores privados, independentemente do período de tempo. Ou fechar a reserva e voltar a abri-la mais tarde, com outra viatura.
8.º – Ter carro próprio é muitas vezes útil, mas também pode tornar-se um fardo. Ao poder escolher um carro partilhado, o condutor é apenas responsável pelo veículo durante a viagem; não tem mais responsabilidade além desse período.
9.º – É evidente que também existe a possibilidade de desistir da condução e optar por uma forma pública ou privada de transporte, como o táxi. Mas qualquer destas soluções não oferece a faculdade da privacidade do car-sharing.
10.º – O car-sharing é sinónimo de mobilidade moderna. Em ambientes urbanos, acima de tudo, o conceito de mobilidade em rede – incluindo a mudança de um meio de transporte para outro – são uma tendência de futuro. Por exemplo, a viagem pode começar de comboio, de seguida recorrer ao car-sharing e ter o regresso feito por táxi.
(*) Traduzido e adaptado do texto “Ten reasons for free-floating car-sharing” publicado no site institucional da Daimler. O construtor automóvel Mercedes-Benz e smart é detentor da empresa de car-sharing ca2go (presente em algumas cidades americanas e europeias mas não em Portugal), das aplicações “mytaxi” e “Hailo”. A Mercedes-Benz Financial Services anunciou a aquisição da gestora de frota Athlon.

