Falar da Alpine é, invariavelmente, falar de competição. Mas é também falar de estatuto, de personalidade e, principalmente, de herança. E é essa mesma herança desportiva que o novo 100% elétrico Alpine A290 GTS carrega nos ombros. E não, não é pesada. É até bastante ligeira
Antes de mais, uma declaração de interesses: o Alpine A290 é dos hot hatch mais surpreendentes e cativantes a chegar ao mercado em anos. Não só pela sua disponibilidade, garantida por uns muito bem distribuídos 220 cv de potência, mas principalmente pelas suas semelhanças com o irmão mais velho recentemente introduzido no mercado, um ícone do mundo automóvel que tanto deu (e continua agora a dar) que falar: o Renault 5, revisto e também ele 100% elétrico.
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“Pensado para o prazer de condução”
Este foi o mote dado pela Alpine durante um pequeno contacto que proporcionou aos jornalistas no KIRO – Kartódromo Internacional da Região Oeste. Ali, em pista, o A290 GTS revelou destreza em curva, uma capacidade de travagem superior e uma leveza digna de nota: são menos de 1.500 kg de peso e cerca de 200 kg a menos, em média, que os seus concorrentes – garantia que nos era dada na altura por Hugo Barbosa, diretor de Comunicação da Renault Portugal (empresa que detém, entre outras, a marca Alpine), e que facilmente comprovámos.
“Made by Racers for Racers”
Importa referir que o Alpine A290 GTS é um head-turner, um automóvel que muito vive do seu aspeto desportivo – em parte devido à agressividade das suas linhas, conseguida graças a uma carroçaria ‘musculada’ (vias mais largas) e ornamentado com apontamentos dignos de um verdadeiro carro de corrida: os faróis da frente, por exemplo, são inspirados nos ralis, competição na qual a Alpine participou e onde colocava fitas pretas nos faróis para, caso estes se partissem, não caíssem.
O “Made for Racers by Racers” anunciado pela marca tem, de facto, alguma razão de ser, e está presente em pequenos apontamentos como este dos faróis dianteiros ou no pequeno seletor azul localizado no canto inferior esquerdo do volante, que permite ajustar o tipo de regeneração que queremos ao volante. Bem ao estilo do que é visto em volantes de alta competição.
Ainda no volante, salta à vista a pequena patilha vermelho-vivo localizada no lado direito. Um botão ‘Overtake’ feito especialmente para aquela ultrapassagem que se quer rápida e imediata, proporcionando um boost de aceleração capaz de converter os metros de estrada adiante em meros centímetros.
Se todos estes pequenos apontamentos de índole desportiva não são suficientes, fica a nota para os poderosos travões que equipam este irrequieto elétrico: segundo a Alpine, equipa o mesmo sistema de travagem do irmão mais velho A110, um sistema Brembo de quatro pistons capaz de, a uma velocidade de 100 km/h, imobilizar o A290 GTS em três segundos(!).
Elementos como a distribuição de peso, que foi pensada ao pormenor pelos engenheiros franceses da Alpine, ou o centro gravitacional mais baixo, que contribui para uma melhor dinâmica, principalmente em curva, ou o eixo traseiro multilink e as barras estabilizadoras que equipam o A290; todos estes elementos revelam-se determinantes na hora de enfrentar uma curva – sempre dentro dos limites, claro.
Um desportivo… utilitário
O prazer de condução atrás referido foi testado em ambiente urbano, onde o A290 GTS não desiludiu. Nota para a fácil manobrabilidade deste hot hatch. Com uma distância entre eixos de apenas 2,53 m e um raio de viragem de 10,2 m, o A290 GTS revelou-se bastante ágil em qualquer que fosse a rua da capital.
E se recebeu do R5 a sua base, é nessa mesma base que assenta todo o seu arsenal mecânico. Equipa a mesma bateria com 52 kWh de capacidade, conseguindo fazer 380 km com uma só carga – valores que se situam dentro do esperado para um automóvel com esta bateria e com estas características. Num carregador AC de 11 kW, o A290 GTS precisa de 3h20 para carregar entre 20% e 80% da capacidade de carga da bateria. Recorrendo a um carregador DC de 100 kW, são necessários apenas 30 minutos para alcançar os 80% de capacidade de carga da bateria.
Impressões
É o espelho da mudança de paradigma numa marca que até aqui apenas produzia modelos a combustão interna. O caráter desportivo, esse, vai manter-se, ou não fosse essa a génese do emblema francês – que prepara já o A390, um crossover GT, também elétrico.
O Alpine A290 GTS é a versão musculada do renovado Renault 5 e faz todo o sentido para quem procura um automóvel elétrico desinibido com um design único e irreverente e uma clara apetência para desbravar asfalto.
Mas se o caráter desportivo do A290 GTS está patente em cada linha, cuidadosa e meticulosamente esculpida pelos designers da Alpine, também a sua personalidade de citadino é notória. Com pouco esforço, este elétrico perfila-se – também – como um companheiro ideal para o dia-a-dia: é sem dúvida um carro do segmento B que conjuga em si diversão e competência em pouco mais de tonelada e meia.
A versão ensaiada tem um preço de venda ao público de 48.450 euros, mas o A290 está à venda em Portugal a partir de 31.463 euros na versão GT (preço de entrada sem IVA).
Custo de aquisição e características do Alpine A290 GTS
Custo de aquisição | 36.504 euros + IVA |
Motor elétrico | 220 cv |
Binário máximo | 300 Nm |
Consumo combinado | 16,6 kWh/100 km |
Bateria | 52 kWh (úteis) |
Autonomia | 361 km (combinada) |
Carga máxima AC | 11 kW |
Carga máxima CC | 100 kW |