Se a bordo do Polestar 4 espaço semelhante ao encontrado num SUV, no exterior é impossível ficar indiferente a um coupé extremamente cativante, com linhas desportivas e futuristas

Foi lançado na gama europeia Polestar simultaneamente com o Polestar 3: dois modelos que carregavam nos ombros a responsabilidade de serem o garante da continuidade do trabalho de sucesso iniciado pelo ‘mais velho’ Polestar 2, uma berlina elétrica premium muito semelhante ao primo S60 da empresa-mãe que lhe deu origem e que apresentava uma qualidade de construção ímpar, além de um caráter vincadamente estradista.

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Agora, e porque o mercado também procura soluções elétricas disruptivas, o Polestar 4 vem desbravar terreno, com a sua traseira inclinada e eliminação do vidro traseiro a assumirem-se como fatores de diferenciação. Apropriada ou não, e isso caberá ao cliente decidir, esta remoção do vidro traseiro representa uma aposta única no mercado. Não só implica a instalação de uma câmara de alta-definição na retaguarda do veículo (com o feedback de imagem a ser projetado num retrovisor interior digital), como também lhe confere um look futurista, digno de verdadeiros veículos de deslocação quasi-espaciais.

Esta foi uma solução que os responsáveis de design da marca detida pela Geely assumem e, dizem melhorar o espaço interior e a visão traseira. Certo é que o Polestar 4 é bastante espaçoso na fila de bancos traseira. Já a visão traseira não é, no entanto, livre de alguns constrangimentos. Neste ensaio, a FLEET MAGAZINE deparou-se com alguma dificuldade em ambientar-se ao retrovisor interior digital (mera falta de hábito, talvez).

Ainda assim, o teto panorâmico em vidro prolonga-se mais para a traseira do Polestar 4, estendendo-se para além da cabeça dos ocupantes traseiros, o que proporciona uma maior sensação de espaço e mais entrada de luz a bordo. Agitada pelos designers e engenheiros da Polestar com afinco, e ainda focados nos ocupantes traseiros, a bandeira da inovação traduz-se na instalação de bancos traseiros reclináveis, característica que garante a este SUV Coupé elétrico traços de verdadeiro executivo.

Espaçoso. Muito espaçoso

Falta 1 milímetro para o Polestar 4 ter três metros de distância entre eixos. Número que não terá certamente sido projetado ao acaso. A ele se deve, em muito, o conforto e o espaço para ocupantes atrás referido. Num veículo com quase 5 metros de comprimento (4,84 m), esta é a garantia de que os passageiros dos bancos traseiros têm mais do que suficiente espaço para as pernas e viajam rumo ao futuro num carro elétrico espaçoso.

Com um compartimento de bagagem dianteiro capaz de transportar até 15 litros (ideal para acomodar uma pequena mala com documentos ou um simples laptop), o Polestar 4 conta com uma capacidade de bagageira de quase 530 litros (526), com os bancos traseiros na sua posição original. No caso do seu rebatimento, este valor aumenta para 1.536 litros, sendo possível contar ainda com extra 31 litros por baixo da bagageira.

Impressões

Claramente concebido para o condutor tendo por base elementos como a eficiência, a segurança, o conforto e o design futurista, o Polestar 4 é um 100% elétrico diferenciado. Na versão Single Motor, inclui um motor com 272 cv de potência capaz de proporcionar um binário de 343 Nm. Embora a marca anuncie consumos de 18,1 kWh/100 km, a FLEET MAGAZINE terminou o ensaio de 450 km com um consumo médio de 17,1 kWh/100 km.

Custo de aquisição, valores de renting e características do Polestar 4 Long Range Single Motor

Custo de aquisição51.649 euros + IVA
Renda 36 meses1.120 euros + IVA
Renda 48 meses1.023 euros + IVA
Motor elétrico272 cv
Binário máximo343 Nm
Consumo combinado18,1-18,4 kWh/100 km
Bateria100 kWh
Autonomia620 km (combinada)
Carga máxima AC11 kW
Carga máxima CC200 kW
*Valores Ayvens. Quilometragem técnica máxima: 200.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição