Parte do apelo estético que ajuda a manter atuais as linhas do Mitsubishi ASX é o aspeto “off-road” que o distingue das formas mais suaves e arredondadas de SUVs mais recentes.

O projeto não é recente – remonta a 2010 – mas continua bastante válido e de uma atualidade surpreendente. Agora mais ainda, ao ganhar uma entidade dianteira mais imponente e moderna, o mesmo sucedendo, neste caso, por causa de novas jantes de 18”.

O ASX não é um “todo-o-terreno” mas permite algumas limitadas capacidades fora do alcatrão. Assim sucede com esta versão apenas com tração dianteira e somente 18 cm de distância ao solo.

ensaio mitsubishi asxA necessidade de cumprir as novas regras de emissões europeias obrigou o construtor japonês a substituir a anterior unidade a gasóleo pelo motor 1.6 construído pelo grupo PSA. Mas o desempenho pouco alterou e a potência também é praticamente a mesma: 114 cv em vez dos 116 cv da unidade 1.8 DI-D.

A escolha deste motor teve toda a lógica. É o mais eficiente da classe e o ASX é fabricado conjuntamente com o Citroën C4 Aircross e Peugeot 4008, que utilizam, precisamente, esta mesma mecânica.

Os valores de eficiência de um e de outro motor equiparam-se, e a diferença mais percetível fica mais a dever-se a uma melhor adaptação da caixa de seis velocidades. Que, por ser mais suave e ter um escalonamento mais linear, tornou mais suave a condução em cidade.

Preço:

30.694 Euros*

Rendas:

584,46 €/mês (36m)*
548,70 €/mês (48m)*

Consumos e emissões:

4,6 l/100Km
119 gCO2/km

Características motor:

4/1.560 cc
114/3.600 cv/rpm
270/1.750 Nm/rpm

(*) Fonte Leaseplan