A Galp e o Grupo BMW abriram um hub de carregamento elétrico no Centro Comercial Intu Xanadú, em Arroyomolinos, Madrid.
O novo parque de carregamento – que a Galp e a BMW anunciam como sendo “o maior da Península Ibérrica”, tem 116 pontos de carga – 16 ultrarrápidos e 100 semirrápidos, com potências de 180 kW e 22 kW, respetivamente.
A Galp diz que esta infraestrutura com mais de 3,6 MW de potência vai garantir o carregamento simultâneo de múltiplos veículos sem risco de saturação.
João Diogo Marques da Silva, co-CEO da Galp, diz que este é um projeto que demonstra o compromisso da gasolineira com a transição para uma mobilidade cada vez mais sustentável. Recorde-se que nos últimos cinco anos a Galp investiu mais de 1,3 mil milhões de euros em Espanha, o que reflete a importância do país vizinho na estratégia da Galp.
A título de exemplo, a infraestrutura de carregadores da Galp na Península Ibérica duplicou a cada ano nos últimos cinco anos, tendo passado de uma base de 500 carregadores em 2020 para os atuais 8.500.
Por seu turno, Manuel Terroba, CEO do BMW Group para a Ibéria, diz que uma estação de carregamento ampla e potente como a que o grupo automóvel inaugurou com a Galp no Xanadú “é estratégica” para continuarem a oferecer soluções reais às necessidades presentes e futuras.