Em setembro de 2024, há sensivelmente um ano, Pierre-Martin Bos, diretor para o programa de veículos PBV (Platform Beyond Vehicles) da Kia Europe, dizia em exclusivo à FLEET MAGAZINE que os PV5, um dos primeiros modelos comerciais 100% elétricos da marca a pisar solo europeu, teria um preço de sensivelmente 35 mil euros. O responsável não mentiu. A Astara, representante da marca sul-coreana, anunciou a entrada em comercialização do PV5 em Portugal e os preços para empresas começam nos 28.477 euros (+ IVA).

Disponível no nosso mercado com especificação L2H1 em duas variantes (Passenger e Cargo) e com entregas previstas para o final de outubro de 2025, o PV5 terá a seguinte estrutura de preços para empresas:

BateriaValor sem IVA
PV5 Passenger L2H1 + V2L71,2 kWh35.439 euros
PV5 Cargo L2H1 + V2L51,5 kWh28.447 euros
PV5 Cargo L2H1 + V2L71,2 kWh30.886 euros

 

É o primeiro modelo da marca sul-coreana a assentar na plataforma dedicada E-GMP.S que permite uma série de combinações flexíveis de várias carroçarias.

Como tal, e por oferecer uma versatilidade que lhe permite, diz a Kia, “explorar novas formas de utilização dos veículos elétricos”, divide-se nas configurações Cargo e Passenger.

Kia PV5 Cargo

  • Configurável com dois tipos de bateria (51,5 kWh ou 71,2 kWh);
  • Espaço de carga de 4,4 metros cúbicos com 2,25 m de comprimento, 1,56 m de largura e 1,52 m de altura;
  • Carga útil de 690 kg;
  • Versão com bateria standard (51,5 kWh) tem uma potência de 122 cv e propõe uma autonomia de 297 km em ciclo combinado. Na variante de longa autonomia (71,2 kWh), o motor elétrico debita 163 cv e a autonomia proposta, também em ciclo combinado, é de 416 km;
  • Carregamento rápido, para ambas as versões de bateria, em 30 minutos (10-80%);
  • Dois lugares para passageiros.

A Kia diz que, no sentido de apoiar o aumento de produtividade das frotas dos clientes do PV5, está a colaborar com prestadores de serviços nesta área para melhorar a experiência operacional, “através da geração de dados de alta qualidade disponibilizados em formato API para aperfeiçoar o controlo dos veículos e os resultados comerciais”.

Uma abordagem baseada em dados permite uma manutenção preditiva, uma resolução mais rápida de acidentes e redução dos custos de reparação, minimizando assim o tempo de inatividade, adianta a marca.

Kia PV5 Passenger

  • Equipada exclusivamente com motor de 164 cv, bateria de 71,2 kWh. Autonomia proposta de 412 km em ciclo combinado;
  • Carregamento rápido em 30 minutos (10-80%);
  • Espaço de carga, na configuração standard de cinco lugares, é de 1.320 litros, podendo atingir um máximo de 2.300 litros;
  • Para breve está prevista uma variante de sete lugares;
  • Capacidade de reclinação e rebatimento dos bancos da segunda fila.

De acordo com a Kia, o PV5 Passenger permite uma transição rápida entre o uso pessoal e o profissional sempre que necessário. Possui uma porta traseira elevatória e várias opções de configuração de bancos, além de possibilitar ainda a instalação e utilização de vários acessórios.

Equipamento a bordo

Ambas as versões (Cargo e Passenger) contam com um sistema de infotainment composto por um painel de instrumentos de 7,5 polegadas e um ecrã de navegação de 12,9 polegadas.

No capítulo da digitalização, inclui ainda conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, sistema Kia Connect, atualizações Over-the-Air para diferentes componentes eletrónicos, capacidade (opcional) Vehicle-to-Load, variados sistemas de segurança e assistência ao condutor e ainda carregador sem fios para smartphone.

Para o condutor, uma zona que a Kia diz ter sido pensada para se adaptar facilmente a diferentes necessidades de utilização, além de um conjunto de soluções inteligentes de armazenamento.