Imagine um carro elétrico a começar a carregar automaticamente assim que o liga a uma estação de carga. É isso que a Powerdot e a miio fizeram em Espanha e França, com o lançamento da soluçao Autocharge.

Esta funcionalidade desenvolvida pelas duas empresas portuguesas permite aos detentores de um veículo elétrico compatível com Autocharge ser carregado num posto de carregamento Powerdot sem que o condutor tenha de iniciar o processo de carga manualmente a cada utilização.

Para ativar o Autocharge, os utilizadores têm de descarregar a app miio, configurar o seu veículo e, após instruções dadas na primeira carga, utilizá-la ao carregar em todos os carregadores Powerdot.

Autocharge passo a passo

Portuguesa Powerdot vai instalar mais 8.000 pontos de carregamento elétrico em França

Segundo ambas as empresas, esta funcionalidade estará disponível em Portugal ainda em 2023.

Quais as vantagens da solução Autocharge?

  • Elimina a necessidade de interação do condutor. O processo de carregamento começa assim que o veículo é ligado e o condutor não tem de interagir com o posto de carregamento, aplicação de smartphone ou qualquer outro dispositivo;
  • Otimiza o processo de pagamento. Em alguns casos, o Autocharge pode ser utilizado para cobrar automaticamente o método de pagamento pré-definido pelo condutor sem que este tenha de introduzir manualmente as informações de pagamento ou interagir com um sistema de pagamento separado;
  • Melhora a disponibilidade e eficiência. Reduz o tempo necessário para cada carregamento e ajuda a melhorar a disponibilidade e eficiência dos postos de carregamento públicos.

Luís Santiago Pinto, CEO da Powerdot, diz que um dos principais objetivos da solução Autocharge é transformar a forma como os utilizadores de carros elétricos carregam os seus veículos em Espanha, França e – futuramente – Portugal.

Daniela Simões, CEO da miio, refere que o esforço conjunto com a Powerdot para introduzir a solução Autocharge no mercado “proporcionará uma experiência sem complicações para os condutores de elétricos em toda a Europa”.