Espaçoso e com uma bagageira volumosa, o conforto em viagem e a condução prática do ID.Buzz mostram que os monovolumes ainda são a forma mais funcional e cómoda de viajar

Concebido sobre uma plataforma modular desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos, a mesma do ID.3, ID.4 e ID.5, a arquitetura do ID.Buzz e a espessura da bateria instalada sob o piso da bagageira permitem-lhe um habitáculo espaçoso, um centro de gravidade baixo e uma distribuição de pesos equilibrada. Já a colocação traseira do motor, como na Kombi original, criada a partir do chassis do “Carocha” e gerada pela necessidade de garantir o transporte de pessoas e de mercadorias a seguir à II Guerra Mundial, liberta espaço para aumentar o ângulo de viragem das rodas dianteiras. Se isto facilita as manobras em espaços reduzidos, a posição de condução mais avançada contribui para aumentar a visibilidade dianteira.

Com cinco belíssimos lugares, a habitabilidade do VW ID.Buzz deve-se sobretudo aos quase dois metros de largura e outro tanto de altura da carroçaria (1,94 metros, atenção na entrada de determinados parques de estacionamento cobertos). Esta sensação de amplitude do habitáculo é potenciada pela altura interior, pela ampla superfície vidrada e ainda pelas volumosas portas laterais (as traseiras podem ser manuais ou elétricas), que garantem um acesso fácil aos ocupantes. Ao rebater os encostos assimétricos do assento traseiro, os 1.121 litros de capacidade da mala (!) com os cinco bancos disponíveis, ampliam-se para mais de 2.100 litros apenas com os lugares dianteiros. Uma estrutura que eleva o piso da bagageira (sob o qual surgem novos espaços de arrumação) permite criar uma estrutura plana com mais de 1,7 metros de profundidade, estendida sobre o encosto dos bancos traseiros.

A posição de condução é, como já se disse, mais avançada do que é habitual, embora não tanto quando parece do exterior, devido à profundidade do tablier. Mas o condutor deve capacitar-se para a largura do ID.Buzz nos momentos de manobra, como ao estacionar. Em socorro dessas ocasiões concorrem os vários sensores e a câmara de visão traseira, visível no pequeno ecrã central de apenas 10”. Como na restante família ID., este dispositivo concentra funções importantes – sistema multimédia, de climatização, de controlo de sistemas de ajuda à condução e de conforto, bem como relacionadas com a mobilidade elétrica –, que, em certas alturas, revelam ser pouco intuitivas de utilizar.

Impressões

Apesar das dimensões, em particular a altura e a largura, a boa distribuição de peso e a afinação da direção concorrem para uma atitude estável e segura. Porém, em piso irregular sente-se o reflexo gerado pela necessidade de dotá-lo de uma suspensão mais firme, para evitar adornos inconvenientes da carroçaria em curva.

Como a maioria dos modelos elétricos, grande parte do conforto provém do andamento suave e silencioso. Neste aspeto, o ID.Buzz não é diferente. Dependendo da condução, a sua autonomia real poderá chegar aos 340/350 km, mas naturalmente menos se carregado e sem possibilidade de regenerar. Uma velocidade de carregamento de até 170 kW (CC) permite recuperar 80% dos 77 kWh de capacidade da bateria em de pouco mais de meia hora, desde que ligado a um posto de carregamento com esta potência. Em corrente alternada a velocidade máxima de carregamento é de 11 kW.

O VW ID.Buzz possui também uma versão comercial, com caixa de carga de 3,9 m3 para duas euro-paletes.

Custo de aquisição, valores de renting e características do VW ID.Buzz Pro 204 cv/77 kWh

Custo de aquisição52.987 euros + IVA
Renda 36 meses1.137 euros + IVA
Renda 48 meses1.240 euros + IVA
Motor elétrico150 kW (204 cv)
Binário máximo310 Nm
Consumo combinado21,4 kWh/100 km
Bateria77 kWh
Autonomia407 km (combinada)
Carga máxima AC11 kW
Carga máxima CC170 kW
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição