mercedes-benz-x-classO Concept CLASSE X serve para antecipar as linhas gerais e qualidades da futura pick-up da Mercedes-Benz, colocando em evidência todos os pontos fortes de um modelo do género: robustez, funcionalidade, resistência e capacidade para todo-o-terreno.

O veículo será lançado no mercado no final de 2017 sob o nome Mercedes-Benz CLASSE X. Produzida em Espanha e na Argentina, os principais mercados vão ser a Argentina, o Brasil, a África do Sul, a Austrália e a Europa.

mercedes-benz-x-classCom duas variantes de design, o concept da pick-up premium baseada na Nissan NP300 evidencia o design típico da marca, aposta no conforto e na condução dinâmica, em descurar a segurança. Destinada aos clientes das pickups médias, com 5 lugares, com estilo familiar e potencial urbano, com capacidade de uma tonelada e elevado poder de reboque.

“Estamos a abrir e a transformar o segmento médio das pickups com a primeira pickup premium do mundo verdadeiramente adequada ao estilo de vida urbano e moderno”, afirma Volker Mornhinweg, diretor da Mercedes-Benz Vans.

“A nossa futura CLASSE X é uma pickup sem precedentes. Veículo com caixa metálica ou em chassi, um motor de seis cilindros, bem como uma tração total permanente, são para nós um dever. Mas o que oferecemos vai muito além disso, nomeadamente no que diz respeito à segurança, ao conforto, à agilidade e ao design expressivo, ou seja, tudo o que caracteriza os veículos que ostentam a estrela. Deste modo, atraímos novos clientes que, até agora, nunca tinham pensado numa pickup”, concluiu.

Características da Mercedes-Benz CLASSE X

mercedes-benz-x-classGuarda-lamas salientes à frente e atrás e grandes combinações de rodas e pneus favorecem a utilização off-road.

Em evidência, as grandes rodas de liga leve de 22 polegadas, que contrastam com os estribos integrados na carroçaria.

No interior do Concept CLASSE X stylish explorer, um mundo das cores e materiais apela á sofisticação, graças à utilização de couro, napa, madeira de carvalho e elementos decorativos em alumínio polido e escovado.

Um display central isolado de alta resolução, bem como a unidade de comando central com controlador e touchpad multifuncional, permitem utilizar todas as funções de telemática por meio de gestos ou a introdução de letras e caracteres através do touchpad, tal como num smartphone.

O leque de motores será diversificado. O modelo de topo dispõe de um motor diesel V6 conjugado com uma tração permanente nas quatro rodas 4MATIC. O motor com binário particularmente elevado assegura uma condução muito dinâmica tanto na estrada como fora dela.

mercedes-benz-x-classO sistema de tração total combina um sistema de tração eletrónico, uma caixa de transferência com redução fora de estrada e dois bloqueios de diferencial. O sistema de tração e os bloqueios de diferencial ativados eletricamente levam a força motriz para onde a tração é melhor. Sob condições off-road extremas, o diferencial das rodas traseiras e o diferencial longitudinal podem ser bloqueados. Deste modo é possível transpor obstáculos difíceis e subidas íngremes com segurança.

O potente sistema de propulsão e o chassi robusto permitem uma carga útil superior a 1,1 toneladas e uma capacidade rebocável até 3,5 toneladas. Esta capacidade é suficiente para transportar, por exemplo, cerca de quatro metros cúbicos de lenha e um veleiro a reboque.

Este é mais um sinal do estreitamento da cooperação estratégica entre Daimler e a Aliança Renault-Nissan, uma relação que dura há 5 anos, e que já deu como frutos a utilização de motores Renault no grupo Daimler, a MB Citan e o smart, por exemplo.

A Nissan NP300 a partir da qual foi também desenvolvida a Renault Alaskan foi lançada em Junho de 2014.