Por várias décadas, a Peugeot tem marcado a diferença no segmento dos compactos na Europa. Fabricado em França, o Peugeot 308 não é exceção e chega agora com “nova cara”, numa clara aposta da marca do grupo Stellantis não só em preservar o apelo do modelo, mas também em manter uma história de sucesso.
Por fora, salta à vista na nova geração a nova dianteira, que incorpora uma nova grelha e uma também nova assinatura luminosa de três garras (em parte semelhante ao apresentado noutros modelos da gama).
E embora haja algumas diferenças estéticas, mantém-se o caráter multi-energias neste importante automóvel do segmento C, que será disponibilizado a partir do outono de 2025 nas suas variantes 100% elétrica, híbrida plug-in, híbrida e diesel, em três níveis de equipamento (Style, Allure e GT) para dois formatos de carroçaria, berlina e station-wagon.
Relativamente aos detalhes técnicos, estas serão as principais características da nova geração 308:
| E-308 | Plug-in Hybrid 195 | Hybrid 145 | Blue HDi 130 | |
|---|---|---|---|---|
| Motor | 156 cv e 270 Nm de binário | Motor elétrico de 125 cv e motor térmico turbo 4 cilindros 1.6 litros de 150 cv para uma potência combinada de 195 cv | Motor híbrido de 145 cv combinado com transmissão automática eletrificada e-DCS6 com dupla embraiagem e seis velocidades | Diesel 4 cilindros 1.5 litros com 130 cv |
| Bateria | 55,4 kWh úteis, funciona a 400V | 17,2 kWh | - | - |
| Autonomia elétrica | 450 km em ciclo WLTP | 85 km em ciclo WLTP | - | - |
| Consumos | - | - | 4,7 a 5 l/100 km | - |
| Tempo de carregamento | 32 min num posto de carregamento 100 kW (20%-80%) | 2h05 num carregador de 7,4 kW ou 7h25 numa tomada padrão 10A, 2,3 kW | - | - |
No interior, mantém-se o painel de instrumentos digital (gráficos 3D opcionais na versão de equipamento GT), o já tradicional i-Cockpit e cinco i-Toggles para controlos mais intuitivos – integrados sob o ecrã tátil, permitem aos utilizadores configurarem atalhos para as suas definições preferidas no automóvel.
No que respeita a arrumação, importa referir a capacidade de carga da variante SW. Os bancos da segunda fila desta carrinha podem ser divididos em três partes (40/20/40) com comandos de rebatimento acessíveis a partir da bagageira e, no 308 SW Hybrid (versões Allure e GT), existe um piso de bagageira com duas posições – o volume de carga varia dos 598 aos 1.487 litros.
E porque os automóveis estão cada vez mais conectados, a Peugeot disponibiliza de série, nas versões Allure e Style, o sistema de infoentretenimento i-Connect, que garante ligação sem fios a Apple CarPlay e Android Auto. Estas versões de equipamento beneficiam ainda do pacote de serviços conectados Connect One da Peugeot, que envia para o smartphone do utilizador (app MyPeugeot) notificações sobre o estado do automóvel, e-Coaching através de dicas exibidas no ecrã central do carro para otimização de condução em modo 100% elétrico ou mesmo o e-ROUTES by Free2move Charge, já disponível em outros modelos da família Stellantis.
Citroën e-ROUTES ajuda condutores a planearem viagens zero emissões
Na versão de equipamento GT, a Peugeot equipa o 308 com o sistema i-Connect Advanced, que inclui navegação conectada TomTom de alto desempenho.
Ainda no que respeita à gama de serviços disponível para o E-308, destaque para o Trip Planner, oferta da Peugeot, que vem integrado no sistema de navegação e nos serviços Peugeot Connect Plus. Este sistema planeia as viagens de forma otimizada para maximizar a autonomia e facilitar o carregamento.
E por falar em carregamento, está disponível a função “limitação de carga a 80%”, disponível em Corrente Alternada (CA), o que permite ao utilizador adaptar o nível de carga consoante as suas necessidades diárias.
Além disso, o carregamento em postos públicos é agora facilitado pela funcionalidade Plug & Charge. O posto reconhece o veículo assim que o cabo de carregamento é ligado, eliminando a necessidade de um cartão, aplicação dedicada ou mesmo cartão bancário. E como é processado o pagamento? O custo da eletricidade consumida será debitado diretamente na conta do titular, que tem acesso a todos os seus movimentos no ecrã central do veículo ou na app Free2move Charge.
Os novos E-308 estão ainda equipados com pré-disposição para a função V2L, que permite que a bateria de alta tensão alimente dispositivos elétricos externos. Este sistema fornece até 3,5 kW e 16A.
Todos os veículos contam com a garantia de oito anos/160 mil km Peugeot Care. A garantia de bateria (E-308) é também de oito anos/160 mil km.





