Está em curso a campanha de mobilidade elétrica da ŠKODA. Até 2026, a marca promete seis novos modelos 100% elétricos em todos os segmentos, sendo que um deles terá um preço a rondar os 25 mil euros. No entanto, e porque o futuro é elétrico mas ainda não o é para toda a gente, fica a promessa feita por Luís Mateus, diretor-geral da marca em Portugal: “vamos continuar a oferecer veículos a combustão interna e híbridos plug-in”

“Vem aí o maior portfólio de sempre em termos de oferta da ŠKODA”. Foi com esta frase que Luís Mateus terminou o evento “Let’s Explore”, que em Lisboa trouxe à imprensa e aos concessionários da marca importada pela SIVA|PHS as novidades para os próximos anos. E as novidades são mesmo muitas. A começar pelas novas gerações Superb e Kodiaq, passando pelos renovados Octavia, Kamiq e Scala e por toda a família exclusivamente elétrica. E este número de carros traduz-se numa promessa agora feita pela marca checa: “combinar o melhor de ambos os mundos e oferecer aos clientes em diferentes mercados o ŠKODA adequado a cada gosto e exigência”.

“A entrada de seis modelos novos totalmente elétricos em todos os segmentos até 2026 faz com que a marca acelere rapidamente para uma mobilidade elétrica e sustentável”, disse Luís Mateus no decorrer da conversa com os jornalistas. Não fechando a porta à combustão interna, o diretor-geral da ŠKODA em Portugal destacou a importância de uma oferta diversificada com motores convencionais de combustão e propulsores híbridos. Com uma ressalva: “no limite, o que ditará o final deste tipo de motorizações serão os clientes e as leis impostas pelo regulador”.

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Um elétrico por 25 mil euros. E não só

Com um investimento total de 5,6 mil milhões de euros previsto até 2027, a ŠKODA tem em curso um caminho bem traçado e definido para a mobilidade elétrica. A começar pelos já existentes Enyaq iV, lançado em 2021, e pelo Enyaq Coupé iV, baseados na plataforma MEB do grupo Volkswagen e que serão alvo de uma atualização já daqui a dois anos.

Mas é nos quatro novos carros 100% elétricos que a ŠKODA aparenta colocar todas as suas fichas. Para 2026 estão previstos os seguintes modelos:

  • Small. Um carro sub-compacto de entrada de gama com preço a rondar os 25 mil euros, mesmo em Portugal, com o objetivo último de tornar a mobilidade elétrica acessível. A ser
    apresentado ainda em 2025, terá perto de 4,10 metros de comprimento e uma capacidade de bagageira semelhante à do Scala;
  • Compact. Já tem função e designação oficial atribuída. Será o sucessor puramente elétrico do Karoq para o segmento dos SUV compactos e vai chamar-se Elroq;
  • Combi. A ŠKODA quer manter a presença de sucesso no segmento das carrinhas familiares e este BEV com estilo de carroçaria station wagon e 4,70 metros de comprimento assumirá os pontos fortes deste estilo de carroçaria;
  • Space. Versão de produção do concept car de sete lugares Vision 7S apresentado em agosto passado. Terá 4,90 metros de comprimento e “assumirá um posicionamento superior no portfólio”, esclarece a marca.

Uma solidez moderna

Assente num conceito denominado “Modern Solid”, a nova linguagem de design dos próximos modelos elétricos da ŠKODA combina robustez, funcionalidade e autenticidade para criar veículos que, segundo a marca, “encarnam a simplicidade moderna, a praticidade refinada e o design honesto”.

Um design que no exterior se apresenta minimalista e funcional, transmitindo ao mesmo tempo sensações de segurança e robustez. E como design é função, os próximos modelos elétricos da ŠKODA “serão muito aerodinâmicos”, garante a marca, tendo em vista a otimização da eficiência.

No interior, a linguagem “Modern Solid” caracteriza-se por conceitos espaçosos e contemporâneos, marcados por uma funcionalidade otimizada e controlos intuitivos.