Há uma evolução positiva no conjunto dos sectores sob representação da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF). Entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2025, o renting registou mesmo um crescimento assinalável.
Segundo aquela associação, os dados agora revelados evidenciam uma evolução positiva na produção de renting, que manteve uma trajetória positiva, com 19.426 viaturas ligeiras contratadas em seis meses (um crescimento homólogo de 4,3%).
Segundo a ALF, este resultado confirma a vitalidade do produto, que impulsionado pela renovação de frotas, transição energética e crescente adesão das empresas a soluções flexíveis de mobilidade, mantém o ritmo de crescimento que já no passado Luís Augusto, presidente da Direção da ALF, tinha confirmado em entrevista à FLEET MAGAZINE.
Estas novas aquisições representaram um investimento de 532 milhões de euros, diz a ALF, que avança com o número de 140.315 viaturas geridas pelas empresas de renting durante os primeiros seis meses de 2025 (acréscimo de 3,8% face ao período homólogo).
Dado a reter: das viaturas novas de passageiros adquiridas em renting, 28,8% são modelos 100% elétricos e 22% híbridos plug-in.
Luís Augusto diz que os resultados deste primeiro semestre confirmam a importância destes sectores como motor de financiamento e investimento. “As soluções de leasing, factoring e renting continuam a responder às necessidades dos agentes económicos, adaptando-se a um contexto económico em transformação”, diz. E reforça a importância do renting: “o desempenho deste modelo de aquisição mostra a capacidade de inovação e de resposta do sector às novas formas de mobilidade”.
De acordo ainda com as estatísticas publicadas pela Leaseurope, o mercado europeu de leasing e renting manteve em 2024 um comportamento “globalmente estável”, registando investimentos de 453,7 mil milhões de euros e um crescimento de 3,1%. O desempenho nacional verificado em 2024, coloca Portugal como o 3.º país com maior crescimento (+18,1%), a seguir à Turquia (+33%) e aos Países Baixos (+19%).
Estes são os principais indicadores do primeiro semestre de 2025 para o financiamento especializado:
- Factoring: produção total de 23.897 mil milhões de euros (+11,3% relativamente ao período homólogo de 2024);
- Leasing mobiliário: produção total de 1.145 milhões de euros (variação de 5% face ao mesmo período de 2024);
- Leasing imobiliário: produção total de 358 milhões de euros (variação homóloga de -19%);
- Renting: produção total – 19.426 viaturas, com variação homóloga de +4,3% face a igual período de 2024.


