A Stellantis acaba de apresentar a nova plataforma STLA Large, flexível e nativa para veículos movidos exclusivamente a bateria.

Trata-se de uma plataforma pensada para a futura gama de automóveis, crossovers e SUV do segmento D e E do grupo, permitindo uma capacidade de energia incorporada, eficiência no carregamento, dinâmica de alto desempenho e condução fora de estrada Trail Rated.

A STLA Large é a segunda plataforma da Stellantis a ser revelada. Surge agora após o anúncio da STLA Medium, que equipará o recém-apresentado Peugeot E-3008.

Nativa para BEV, esta plataforma também suporta sistemas de propulsão híbridos e de combustão interna, com a garantia, já dada pela Stellantis, de que tal não compromete as principais capacidades do veículo. “A flexibilidade de conceção inclui configurações de montagem do motor transversais e longitudinais, suportando sistemas de tração dianteira, traseira e integral”, acrescenta a Stellantis.

Embora venha a ser usada primeiramente no mercado norte-americano, nas marcas Dodge e Jeep, a Stellantis já fez saber que marcas como a Alfa Romeo, Chrysler e Maserati também receberão esta plataforma, que ficará ao todo disponível em oito modelos nos próximos três anos.

Disponível nas arquiteturas elétricas de 400 e 800 Volts, a STLA Large é constituída por módulos de acionamento elétrico (EDM) 3 em 1, que incorporam o motor, o inversor de potência e o redutor de velocidade, podendo estes ser instalados em configurações de tração dianteira, traseira ou integral.

Nota para o facto de o desempenho do sistema de propulsão poder vir a ser melhorado durante o tempo de vida útil do veículo. Tudo isto através de atualizações de software sem fios.

No que respeita à construção da plataforma, foram utilizados materiais de alta resistência, tendo esta sido otimizada em termos de peso e rigidez.

Todos os componentes da STLA Large são organizados de forma a maximizar o espaço interior utilizável e a sua capacidade de carga.

Já quanto aos principais componentes de conforto e desempenho, como o sistema de aquecimento/arrefecimento do habitáculo, a direção, a assistência à travagem e a propulsão, foram concebidos para minimizar o consumo de energia e aumentar a autonomia.

Números relativos à nova plataforma STLA Large

  • Incluirá, inicialmente, opções de packs de baterias com capacidades entre 85 e 118 kWh;
  • Tem como objetivo uma autonomia global de 800 km para as berlinas;
  • Serão necessários apenas 2 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h;
  • Carregamento rápido adicionará até 4,5 kWh de energia/minuto (num conjunto de baterias de 800V);

Amplitude da plataforma

A Stellantis diz que a flexibilidade inerente à plataforma permite aos engenheiros e designers ajustarem, por exemplo, a distância entre eixos, o comprimento total, a largura e altura totais e a até a distância ao solo. É por isso que a STLA Large conta com as seguintes amplitudes:

  • Amplitude do comprimento total: 4764-5126 mm;
  • Amplitude da largura total: 1897-2030 mm;
  • Amplitude da distância entre eixos: 2870-3075 mm;
  • Amplitude da distância ao solo: 140-288 mm;
  • Diâmetro máximo de pneu: 32,6” (858 mm).

Assim, pode ser utilizada uma variedade de módulos de suspensão e de grupos propulsores para satisfazer os objetivos de desempenho específicos do veículo, que incluem a condução, o comportamento e o conforto. Os engenheiros podem ajustar as principais dimensões, como a distância entre o eixo dianteiro e o pé do condutor, os vãos dianteiro e traseiro ou o piso do habitáculo, para afinar as capacidades e a performance do veículo.

STLA Large

Objetivos ambiciosos

A STLA Large é uma das quatro plataformas globais apresentadas pela Stellantis no EV Day 2021, pensadas para corresponder aos objetivos do plano estratégico Dare Forward 2030.

Carlos Tavares, portugês que dirige o grupo automóvel, admite que estes objetivos são ambiciosos, mas reitera que é disso que os clientes Stellantis precisam atualmente.

“A criação de uma família de veículos a partir de um conjunto de componentes bem concebidos e suficientemente flexíveis para abranger vários tipos de veículos e propulsões, superando o desempenho de qualquer um dos nossos produtos atuais, irá satisfazer os clientes de cada uma das nossas marcas icónicas. A flexibilidade e a agilidade desta plataforma são a sua imagem de marca e serão a força motriz do nosso sucesso na transição para a eletrificação na América do Norte”, diz o CEO.

Veja o vídeo