Entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, o Dacia Sandero foi o automóvel de passageiros que mais matrículas registou em Portugal. Foram matriculadas 7.760 unidades, o que representa uma quota de mercado de 3,70%.
No segundo lugar, um automóvel que se habituou a estar no topo das preferências dos clientes de ligeiros novos em Portugal nos últimos anos: o Peugeot 2008, com 7.520 unidades matriculadas e uma quota de mercado de 3,59%.
A fechar o pódio uma surpresa que, para os mais atentos, não será assim tão surpreendente. O Tesla Model 3, um carro exclusivamente movido a energia elétrica, vendeu qualquer coisa como 6.764 unidades em 2024, conquistando mesmo uma quota de mercado de 3,23%.
Conheça a lista dos 50 automóveis mais vendidos em Portugal em 2024
No top 10 estão presentes cinco modelos da Aliança (Dacia Sandero, Renault Clio, Renault Captur, Dacia Duster e Nissan Juke) e quatro modelos da Stellantis (Peugeot 2008, Peugeot 208, Peugeot 308 e Citroën C3), no qual se intromete apenas um outsider, o norte-americano Tesla Model 3.
Juntos, considerando apenas o top 10 de carros com mais matrículas em Portugal, os modelos da Aliança representam uma quota de mercado de 12,82% e os modelos Stellantis representam uma quota de mercado de 10,67%
Marcas como a Alfa Romeo, a Honda, a Mazda, a Mitsubishi ou a Suzuki não colocam nenhum modelo no top 50 de matrículas em Portugal.
Depois, e considerando a Volkswagen, marca com muita história no nosso país, inclusive no canal das empresas, verifica-se que a primeira entrada de um modelo nesta lista é apenas na 21.ª posição: o T-Roc. O pequeno SUV fabricado na Autoeuropa é novamente o VW mais vendido em Portugal, com 2.351 registos.
Ausência de peso que também se faz notar é a do Golf, que também não figura na lista.
Noutro segmento, é preciso correr dez posições para encontrar a primeira marca premium da lista, a Mercedes-Benz, com o seu Classe A (que até há menos de quatro anos era presença assídua no top 3 dos modelos com mais matrículas em Portugal).
Ainda no segmento premium, nota para a entrada da BMW apenas a meio da tabela, na 25.ª posição, com o SUV X1.
Sandero: uma conquista histórica
Este é um resultado que a Dacia diz "histórico", uma vez que a marca nunca tinha tido um modelo a liderar a tabela de vendas absoluta, principalmente num mercado sustentado maioritariamente por clientes empresa.
Fruto deste resultado é, também, o seu reduzido preço: o Sandero é comercializado a partir de 13.200 euros.
Um Milhão: Dacia vende uma média de 195 carros GPL por dia há 14 anos


