A Ford Pro apresentou a novíssima (e totalmente renovada no que ao design diz respeito) E-Transit Courier, um furgão compacto 100% elétrico que, diz a marca, quer trazer maior produtividade e conectividade aos clientes deste tipo de veículos.
Além disso, a Ford E-Transit Courier é também uma manifestação prática e concreta da Ford, que num esforço global de mais de 50 mil milhões de dólares, está a dar passos numa auto-intitulada “revolução elétrica”. A E-Transit Courier representa o passo seguinte, juntando-se à restante gama Transit, também já eletrificada nas versões E-Transit e E-Transit Custom.
Quanto a esta nova Transit Courier, do anterior modelo resta apenas o nome, que agora, além dos motores 1.0 EcoBoost a gasolina (100 ou 125 cv) e 1.5 EcoBlue a gasóleo (100 cv), recebe uma letra “E” que eletrifica a Transit Courier e uma arquitetura totalmente nova: a área de carga é maior em todas as dimensões relativamente à anterior geração, proporcionando 25% mais volume de carga.
A comprovar isso está o facto de a E-Transit Courier poder acomodar duas europaletes – tudo graças ao novo desenho de suspensão traseira, que quase que elimina por completo as cavas das rodas traseiras, aumentando assim a largura entre as mesmas em mais de 200 mm.
Quanto à disponibilidade destes produtos, a E-Transit Courier começará a ser produzida no final de 2024 e as versões diesel e a gasolina poderão ser encomendadas já no final do Verão de 2023, com as primeiras entregas a acontecerem ainda no final deste ano.
Conteúdo deste artigo
A Transit Courier está maior
Assim, a nova E-Transit Courier conta com uma largura entre cavas das rodas de 1,22 m (1,01 m na anterior geração), uma altura máxima de 1,25 m (1 cm mais que o anterior modelo), um volume útil de carga de 2,9 metros cúbicos (contra 2,3 m3 da anterior geração) e uma carga bruta de 700 kg (mais 118 kg que a anterior Transit Courier).
Na frente, debaixo do capô, onde habitualmente figura um motor, está um frunk com 44 litros de capacidade (de série em todas as E-Transit Courier).
Também de série, e em todas as versões de furgões de carga, a Ford Pro oferece uma antepara de aço completa. Caso o cliente queira, pode optar por uma janela na antepara protegida por rede e uma escotilha de carga.
“Os clientes podem também especificar um modelo de cabine dupla com um banco traseiro de três lugares e uma antepara dobrável para maximizar o espaço de carga e flexibilizar a utilização”, diz a Ford Pro.
Parte da versatilidade e funcionalidade deste furgão compacto reside no facto de as dimensões do espaço de carga serem idênticas para todas as variantes da Transit Courier, independentemente da motorização (diesel, gasolina ou elétrica).
Relativamente às versões a gasolina e diesel da Transit Courier, os números são: até 678 kg de carga bruta (opcional High Payload que aumenta a carga bruta para 845 kg), peso máximo de reboque de 1.000 kg para os modelos a gasolina e de 1.100 kg para os modelos diesel.
Mecânica 100% elétrica
Equipada com um motor elétrico com 100 kW (136 cv), a nova E-Transit Courier conta com serviços integrados de carregamento e software da Ford Pro.
Funcionalidades que, segundo a marca, “ajuda até os estreantes na utilização de veículos elétricos e pouparem tempo e alcançarem a máxima produtividade”.
Mais algumas características técnicas da Ford E-Transit Courier:
- Carregador interno de 11 kW (AC) – carrega 10-80% da bateria em 5,7 horas;
- Carregador rápido de 100 kW (DC) – carrega 10-80% da bateria em menos de 35 minutos;
- Com carregador rápido de 100 kW, o condutor da E-Transit Courier ganha 87 km de autonomia em 10 minutos;
- Velocidade máxima limitada a 145 km/h.
A E-Transit Courier oferece ainda um ano de acesso gratuito à Blue Oval Charge Network, uma rede que está programada para incluir 500 mil carregadores públicos até 2024. Para os utilizadores da Blue Oval Charge Network, no ato de carregamento, o sistema Plug and Charge da E-Transit Courier permite simplesmente ligar o veículo à ficha sem fazer mais nada e o veículo começa imediatamente a carregar a bateria.
Questionada sobre a capacidade da bateria e reais números de autonomia, a Ford Pro reservou-se ao direito de comunicar esses números apenas mais perto da data de lançamento da van compacta, uma vez que ainda se encontra em testes.
Custos de utilização menores? Ford diz que sim
A Ford Pro é peremptória: a versão elétrica da Transit Courier “contribui para uma redução significativa dos custos de utilização”, e vai mais longe: “espera-se que os custos de manutenção não programados sejam, pelo menos, 35% mais baixos do que nas versões diesel” do modelo.
A Ford Pro Service prevê também um custo global de serviço “altamente competitivo” para a Transit Courier com propulsores a gasolina ou diesel, com um intervalo de manutenção de dois anos/30.000 km.
A pensar nos clientes profissionais
A Ford E-Transit Courier foi desenvolvida utilizando um processo de design centrado no ser humano. A Ford entrevistou mesmo diversos clientes em toda a Europa, que manifestaram as suas necessidades profissionais. Tal permitiu à marca identificar características-chave e oferecer diversas soluções para os utilizadores deste furgão compacto elétrico.
O habitáculo da Ford E-Transit Courier oferece uma especificação única para uma maior produtividade. Esta nova abordagem de design mistura elementos populares da E-Transit Custom e novas características específicas para a utilização de furgões compactos, conta com:
- Mesa dobrável, totalmente plana (opcional) e larga o suficiente para acomodar um portátil ou um tablet A4;
- Travão de mão elétrico;
- Nova consola central mais ampla com armazenamento configurável e elementos amovíveis para organizar todo o tipo de objetos de utilização quotidiana;
- Volante “Squircle” cortado para maior espaço entre as pernas e melhor visibilidade;
- Novo painel de instrumentos digital com ecrã de 12 polegadas e ecrã sensível ao toque de 12 polegadas para o sistema SYNC 4;
- Painel de instrumentos flutuante para aumento do espaço e visibilidade.
Conforto e segurança da E-Transit Courier
A pensar nos condutores que passam muitas horas ao volante, e tendo em conta a redução da fadiga e a proteção dos ocupantes, do veículo e da sua carga, a Ford E-Transit Courier apresenta de série uma gama de sistemas avançados de assistência ao condutor:
Destes figuram:
- Máximos automáticos;
- Cruise Control;
- Alerta para o Condutor;
- Sensores de Estacionamento à frente e atrás;
- Auxílio ao Arranque em Subida;
- Assistência Inteligente à Velocidade;
- Ajuda à Manutenção na Faixa de Rodagem;
- Assistente Pré-Colisão;
- Câmara de Visão Traseira;
- Reconhecimento de Sinais de Trânsito;
- Alerta para Circular em Sentido Contrário.
Há outras características avançadas, disponíveis num pacote de assistência ao condutor, que incluem Cruise Control adaptativo com Stop&Go e manutenção no centro da faixa de rodagem, Monitorização do Ângulo Morto com alerta de tráfego cruzado, Monitorização de tráfego em cruzamento e Auxiliar de travagem em marcha atrás.
Já o acesso e arranque mãos livres, a câmara de visão traseira e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro da E-Transit Courier ajudam a facilitar a condução na cidade.
O diâmetro de viragem de 10,7 metros entre passeios e o comprimento total inferior a 4,4 metros melhoram a manobrabilidade da E-Transit Courier, bem como o acesso a espaços apertados.
Targa Telematics é fornecedora autorizada de serviços telemáticos da Ford
Uma Ford E-Transit Courier conectada aos serviços Ford Pro
Conectividade. Digitalização. Palavras na ordem do dia quando o assunto se prende com mobilidade.
Não esquecendo esta realidade, a Ford Pro equipa a E-Transit Courier com um modem integrado (de série), que permite uma conectividade permanente com o ecossistema Ford Pro, bem como atualizações de software sem fios.
Há a solução Ford Pro Charging, para carregamento doméstico, em lojas ou na via pública, para todo o tipo de clientes, sejam operadores únicos ou grandes frotas.
Com faturação e administração simplificadas, os operadores que precisarem de carregar os seus veículos de trabalho em casa podem recorrer a esta solução para racionalizar o carregamento na via pública.
Já no que respeita a frotas maiores, o Ford Pro Charging garante uma solução ponta-a-ponta, à medida do cliente, incluindo instalação de hardware e software de gestão que ajuda a otimizar o processo de carregamento.
Há também a possibilidade de os operadores de frotas utilizarem ferramentas de programação de carregamento por forma a tirarem partido de tarifas de energia mais baratas durante a noite, por exemplo. Ou mesmo otimizarem a sua gestão de energia através da app móvel da Ford Pro ou da Ford Pro E-Telematics.
O Ford Pro E-Telematics retira dados em direto do da E-Transit Courier e exibe ações que ajudam a otimizar a gestão da frota elétrica, mesmo para clientes inexperientes, de entre as quais se incluem:
- Estado atual do carregamento;
- Estado de carga específico do veículo;
- Informação da autonomia restante;
- Alertas para limites de baixa autonomia personalizáveis.
O sistema Connected Navigation, também disponível e com utilização por subscrição, pode aumentar a produtividade e reduzir a carga de trabalho do condutor com atualizações sobre tráfego, estacionamento, carregamento e perigos locais, acrescenta a Ford Pro.
Por outro lado, os operadores podem também receber alertas de colisão e de arrombamento de veículos através do software Ford Pro.
Com o sistema Inibidor de Arranque de Frota, os gestores de frotas podem ativar e desativar remotamente o veículo para ajudar a prevenir roubo ou utilização não autorizada fora do horário de trabalho.














